sexta-feira, 15 de abril de 2011


CÁLCULOS RENAIS 



Os cálculos renais, vulgarmente conhecidos por presença de pedras nos rins, atingindo 10% da população, são formados em decorrência de problemas no sistema urinário humano, em razão do aumento de cálcio ou de outros sais (oxalato ou fosfato) na urina por causa de algumas doenças.

Os cálculos pequenos saem naturalmente na urina, mas algumas vezes é necessário removê-los por meio de cirurgias ou quebrá-los com ondas de choque (Litotripsia Extracorpórea), para que assim possam ser eliminados do organismo.

Entre os sintomas, o mais frequente é a intensa dor aguda provocada no dorso ou no abdômen inferior (sensação de cólica), causada pelo deslocamento do cálculo ao longo do trato urinário (no ureter e na uretra), deixando lesões no canal à medida que se move. Pode também causar febre, náusea e apresentar sangramento juntamente à urina.

Além da predisposição genética, a baixa ingestão de água é um fator que pode aumentar a chance de formação de cálculo. Uma vez tido um cálculo, o indivíduo sempre estará propenso à formação de novos.


Os dados acima são meramente informativo.
 A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substituem a orientação de um profissional da área da saúde.O leitor NÃO deve deixar de  procurar atendimento médico se caso necessite.

Um comentário:

você é especial disse...

bom post!
parabéns pelo blog.

Chat Blog da Paulinha