segunda-feira, 19 de abril de 2010

DIETA HIPERCALÓRICA


Dieta hipercalórica: ganhe peso com saúdeImprimir

dietahipercaloricaNa atualidade, os assuntos relacionados à obesidade demandam mais atenção de todos por se tratar de um dos problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Dessa forma, questões relacionadas ao ganho de peso podem passar desapercebidas.
Quase esquecido pela atenção à obesidade está o esforço de algumas pessoas de ganhar peso. O termo baixo peso se aplica àqueles que estão 15 a 20% abaixo do peso ideal. Um dos critérios utilizados para avaliação do estado nutricional e consequentemente, determinar se um indivíduo está ou não abaixo do seu peso ideal, é o Índice de Massa Corporal (IMC), que é obtido pela divisão do peso em quilogramas (kg) pela estatura medida em metros (m) e elevada ao quadrado:

IMC= Peso (kg)
Estatura (m)2

A partir do valor obtido nessa relação, faz-se a classificação do estado nutricional de um adulto, conforme segue:

ClassificaçãoIMC (kg/m2)
Magreza grau III< 16,0
Magreza grau II16,0 - 16,9
Magreza grau I17,0 - 18,4
Eutrofia18,5 - 24,9
Pré-obesidade25,0 - 29,9
Obesidade grau I30,0 - 34,9
Obesidade grau II35,0 - 39,9
Obesidade grau III> 40,0

Fonte: OMS 1997

Quando um indivíduo apresenta baixo peso não deverá começar a ingerir mais alimentos por conta própria na tentativa de reverter essa situação. A primeira medida a ser tomada, é procurar um médico para investigar as causas da magreza. O baixo peso pode aparecer como sintoma de algumas doenças, como câncer e hipertireoidismo. Alem disso, pode ser causado por consumo insuficiente de alimentos, excesso de atividade física, baixa absorção e/ou utilização de alimentos consumidos e stress emocional.
Após avaliação médica e descartada a presença de qualquer doença ou problema metabólico que justifiquem o baixo peso, o indivíduo deverá procurar um nutricionista para iniciar um programa de educação nutricional para a promoção de ganho de peso.
O nutricionista fará uma avaliação nutricional cuidadosa, analisando o comportamento alimentar do indivíduo, que representa a combinação de várias ações envolvendo o alimento, como a procura, aquisição, armazenamento, preparo, local que realiza as refeições, horário, como mastiga os alimentos, os sentimento envolvidos no ato de comer, as sensações pré e pós-ingestão etc.O indivíduo será submetido a avaliação dos compartimento corporais, por meio de medidas de peso, estatura, dobras cutânease outras que forem necessárias.
A partir das informações obtidas, nutricionista e cliente elaboram o plano alimentar para ganho de peso. Juntos estabelecem objetivos e prazos para cumprir as metas, o nutricionista fornece as informações técnicas necessárias, respeitando o cliente como agente fundamental do processo de mudança de hábitos alimentares.
A dieta para ganho de peso deve ser planejada com adição calórica de 500 a 1000 kcal por dia, além das necessidades energéticas do indivíduo. Considerando a necessidade de energia recomendada pela Pirâmide alimentar adaptada à população brasileira para uma mulher com atividade intensa, que seria de 2200 kcal ( PHILLIPI e col. 1999), é só acrescentar 500 a 1000 kcal diariamente para obter o ganho de peso.
Vale ressaltar que não basta ingerir alimentos para atingir um determinado número de calorias. A distribuição das quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras na dieta precisa estar adequada para que o ganho de peso que é o principal objetivo, não resulte em prejuízos à saúde.
A dieta equilibrada deverá ter a distribuição de calorias com 20 a 30% de gorduras, 10 a 15% de proteínas e 50 a 60% de carboidratos. Vários estudos mostram que dietas hipercalóricas com elevado teor de gordura aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Embora a dieta para ganho de peso, dieta hipercalórica, pareça algo simples, ela requer orientação de profissional capacitado para ajustar as quantidades de alimentos, de acordo com o valor energético necessário e a distribuição adequada de macro e micronutrientes para promoção da saúde.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha