quinta-feira, 17 de junho de 2010


 Gravata preta, branca, rosa....
A escolha da cor de uma gravata é sempre delicada. Ele deve ter em conta a cor da camisa e também do fato.
Globalmente, encontram-se duas técnicas de acordo. Ou a gravata vem em contraste ou se fundo com a cor da camisa ou do fato.
gravata preta, lisa, eleganta e sóbria, é principalmente associada a um fato preto e a uma camisa branca para oferecer um contraste feliz.
As gravatas brancas ou creme são frequentemente reservadas para ocasiões especiais. Eles vêm fundir-se no branco de uma camisa de grandes dias.
Geralmente a gravata rosa é perfeita para condizer com uma camisa branca, azul céu ou um fato cinzento.
gravata vermelha quanto a ela harmoniza-se p0,erfeitamente com uma camisa azul, rosa, preta ou branca.
gravata amarela é ideal sobre uma camisa azul lisa ou com riscas, do azul acentuado quase marniho ao azul pastel, ou ainda para alegrar una camisa de tom de outono (castanho dourado por exemplo). A gravata amarela deve ser evitada com uma camisa rosa.
gravata azul associa-se magnificamente com uma camisa azul no mesmo tom ou mais claro assim como uma camisa branca. Quanto mais a cor da gravata é acentuada, mais assinará elegância.
Por último, a gravata verde, menos evidente a utilizar, pode adaptar-se a camisas vermelhas, brancas, pretas ou verdas em tons mais claros.
Os usos da gravata
Cada ocasião pede uma gravata em harmonia com o momento.
Para uma entrevista de trabalho, a gravata deve ser de grande sobriedade. As gravatas sombrias e neutras são aceitáveis para dar elegância à postura, mas nada de muitas fantasias.
Para ir ao escritório, a gravata do dia-a-dia deve adaptar-se ao estilo da empresa. Nos meios comerciais ou criativos, a cor na gravata deverá estar na moda (cores vivas para a venda - tom violeta para comunicação e publicidade).
No meio das finanças ou do direito preferirão elegância e distinção. Uma gravata em seda sóbria será obviamente bem-vinda, tudo como uma gravata tom sobre tom que se confunde na cor da camisa.
Por um encontro empresarial a gravata reflete a imagem da empresa; para os encontros gerais, ela mostra a sua personalidade.
Para as grandes festas de familia como os casamentos, batisados, comunhões, aniversários de casamento, etc. a gravata poderà ajudar uma certa fantasià, tanto em termos de cor como motivos.
As cores claras serão privilegiadas.
Para as festas mais mundanas, a gravata deverá adaptar-se ao estilo suposto pelos anfitriões do dia. Para maior elegância, a gravata branca sera assim privilegiada.

Gravata Mulher
No início do século 19, as mulheres que usam a gravata começam a atrair atenção. Os pioneiros dos movimentos feministas, tais como George Sand vestem-se como os homens e usam uma gravata para reivindicar a sua emancipação.
Mas, muito antes dessa época, a gravata já fazia parte dos acessórios de algumas mulheres na alta sociedade. Não se tratava de se vestir como um homem, mas como uma mulher elegante e chique.
É verdade que as mulheres com gravata têm um encanto especial : O contraste suscitado pela caracterìstica masculina deste atributo sublinha a vantagem à sua feminilidade. Não foi por acaso que George Sand seduziu muitos amantes ...
No Japão, desde o outono de 2006, a utilização da gravata pela mulher é muito popular. Esta moda foi recentemente lançada pelas cantores de Rock da nova geração como Anna Tsuchiya, a homòlogua de Avril Lavigne, no Canadá.
Na inìcio, usar uma gravata estava limitado aos adeptos deste novo look, chamado "Hime Rock " (Rock a Princesa).
Hoje, ela começa a espalhar-se entre as jovens japoneses, sempre à procura de um estilo ùltimo grito. Eles não procuram imitar os homens de negòcios japoneses. Para eles, usar a gravata é simplesmente uma outra maneira de por em valor a sua feminilidade, e assim seduzir os homens ...

A manutenção da gravata
Uma gravata tem dois defeitos principais: ela mancha-se e ela amarrota-se. Para assegurar uma longa vida a sua gravata preferida, é recomendado dar-lhe a maior das atenções.
Para evitar borrifadelas e manchas, proteja na hora do jantar e também quando vaporiza o seu perfume.
No caso de falta de jeito sobre uma gravata em seda, será muito difícil de remediar sem deixar traços. O melhor ainda é leva-la como um assunto de emergência a uma lavanderia onde saberão a utilizar os produtos adequados.
Tirando as manchas, o inimigo a combater é a desagradável dobra. Geralmente as gravatas não suportam ser passadas a ferro. O melhor é tentar desamarrota-la suspendendo-a alguns dias num porta-gravata.
Obviamente, o melhor ainda é não a amarrotar e para isso, existe uma astúcia: o nó deve ser leve para evitar dobras. Uma vez tirada, a gravata deve ser pendurada com o nó desfeito; ela pode também ser enrolada ou guardada estendida.
Se você leva sua gravata na viagem, enrole-a numa caixa rigida ou melhor investa num estojos para gravatas.

A história da gravata
Utilizada à origem pelos soldados para se protegerem do frio, a gravata aparece em França no reinado de Louis XIII.
Nesse tempo, soldados croatas são recrutados pelo rei de França; eles levam ao pescoço um lenço atado. Até se pensa que o nome « gravata » seria uma deformação da palavra croata.
Por volta de 1650, a gravata instala-se no pescoço e na corte do rei Louis XIV. Cada um rivaliza de audàcia e elegância adicionando rendas e tiras de seda. Esta moda espalha-se por toda a Europa.
Usada pelos ricos e os dândis, a gravata atravessou os séculos seguintes e os continentes, evoluindo assim para novas formas.
Na segunda metade do 19º século, em quanto a era industrial revoluciona a indústria têxtil, uma gravata mais funcional, mais longa e mais estreita aparece. Nomeado « a regata », ele inscreve-se no tempo e continua a ser a base das gravatas atuais.
Em 1926, Jesse Langsdorf, inventor Nova Iorquino, teve a idéia de cortar a gravata num tecido em diagonal e de a realizar em três partes. Desde então mais elástico, a gravata moderna nasceu.
Hoje, dos estudantes nepaleses aos empresàrios de Manhattan, centenas de milhões de homens usam mundialmente as gravatas.


POSTATO POR : PAULA POLLYANNA

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha