sexta-feira, 11 de junho de 2010


Tipos de Copos
 
Nome
Imagem
Copo Americano:
é o copo do povão, com todo o respeito. Para se tomar uma boa cerveja na "padoca" o copo americano é indispensável.
Copo Baloon:
algumas vezes esta denominação é utilizada erroneamente para o copo do tipo snifter. Trata-se de um copo versátil servindo desde coquetéiscervejas atévinhos. Atualmente, para coquetéis o copo do tipo hurricane é mais utilizado. 450 à 600 ml.
Brandy snifter ou copo de conhaque:
o nome é uma alusão ao ato de de se inalar os aromas do cognac e outrosbrandies. Tradicionalmente este copo tem a haste curta e o bojo arredondado de modo que a palma da mão possa aquecer o copo e assim desprender o bouquet da bebida. Atualmente os produtores decognacs têm direcionado o seu marketing para que se beba estes famosos brandiestambém com gelo, como é comum nos EUA. Neste caso o copo mais apropriado seria um on-the-rocks. É também conhecido como copo napoléon. Com tamanhos desde 100 até 1.500 ml.
Caneca de Chopp:
as mugs disputam com as tulipas a preferência dos bebedores de chope. Muitas vezes são armazenadas em congeladores e existem nos mais diversos formatos e tamanhos, sendo algumas gigantescas, utilizadas principalmente em festivais.
Cognac / Sommelier:
diferentemente do copo brandy snifter, este copo não é tão bojudo e tem a haste mais alta. Próprio para a degustação de cognacs. 180 ml.
Coquetel / Martini:
a tradicional taça de coquetel é imprescindível em qualquer bar. A sua sofisticação e elegância ímpar contrasta com uma silueta de linhas retas e sóbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetéis clássicos. Serve coquetéis gelados (mas sem gelo), não combina muito bem com decorações mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados. De 90 à 180 ml.
Coffee mug:
também chamado de toddy ou caneca para hot drinks, é usada específicamente para coquetéis quentes, como o irish coffee. 450 ml.
Cordial, pony ou cálice/taça de licor:
um dos souveniers prediletos da clientela que gosta de embolsar (literalmente) lembranças dos restaurantes. Existem nos mais diversos formatos, tendo em geral de 35 à 60 ml.
Flute:
esta taça fina e elegante, que tem o formato parecido com uma flauta, substituiu a antiga taça de champagne(semelhante à uma taça martini um pouco mais arredondada) justamente por reter por mais tempo o perlage que se desprende do champagne ou espumante. Serve de 180 à 280 ml.
Highball:
é o tradicional copo long drink para servirbebidas destiladas ou coquetéis refrescantes com bastante gelo e adicionando-se club soda, água, refrigerante ou suco. Os mais esguios são chamados de collins, numa referência àfamília de drinques do mesmo nome. 250 à 410 ml.
Hurricane:
copo feito sob medida para servircoquetéis tropicais e refrescantes. Combina com as mais extravagantes decorações e pode ser substituido pelobaloon, menos usado atualmente. 450 ml.
Margarita:
copo específico para se servir o coquetel margarita, principalmente se for frozen.Em algumas marcas a haste tem o formato de um cacto. De 350 à 500 ml.
Old fashioned:
clássico copo para servir whisky puro ou com gelo, também muito usado para vários coquetéis, como o próprio old fashioned. Tem de 180 à 350 ml.
On-the-rocks:
também chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome. Em geral, de 350 ml.
Pilsener / Copo de cerveja:
semelhante a tulipa, sendo no entanto mais alto e com design mais sofisticado. De 350 à 500 ml.
 
Rocks:
uma variação dos tipos on-the-rocks eold-fashioned. Têm se popularizado no país com a proliferação de redes de restaurantes americanos. 250 à 350 ml.
Sherry:em inglês é o mesmo que xerez (ou jerez) e é o copo usado para servir vinhos fortificados. Além do próprio xerez, omadeira e o vinho do porto. Também pode substituir o copo do tipo cordialpara servir licores ou ainda para grappa. 90 à 180 ml.
Shot:é o típico copo do cowboy americano e é também chamado de yankee shot. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras, mas também pode-se preparar coquetéis em camadas neste pequeno copo que tem de 35 à 60 ml. O seu similar brasileiro é o copo de pinga, muito popular em cachaçarias, botecos e padarias.
Tulipa:disputa com a caneca a preferência para se beber chope. Muito popular no Brasil, é encontrada em quase todos os bares. Entre 350 e 370 ml.
Tumbler:também chamado de cooler, é o tipo de copo para long ou tall drinks, servidos com bastante gelo, tanto para bebidas puras como para coquetéis refrescantescom misturas de sucos, água ou refrigerantes. Pode ser substituído pelohighball. 300 à 450 ml.
Vinho:tinto, branco, bordeauxbourgogne,chiantirosébeaujolais. A variedade de copos para vinhos é quase proporcional à variedade de vinhos disponíveis. Exageros à parte, muitos especialistas sugerem que, principalmente para iniciantes, basta um tipo de copo para o serviço de vinhos, desde que observadas algumas "regras". Cristal fino transparente, incolor, liso, haste longa e com a abertura ligeiramente estreitada.
Vodka / Steinhäger:copo semelhante ao shot porém um pouco mais alongado, é tradicionalmente usado para servir destilados gelados, porém sem gelo, mas também pode ser usado para tequila pura e outras bebidas.
Obs.:
. As medidas dos copos utilizados nesta relação visam apenas ser uma referência do tamanho destes copos, uma vez que constumam variar de um fabricante para outro.
. Existem outros tantos tipos de copos que não constam desta relação por considerarmos que os que aqui estão abrangem a maior parte dos tipos.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha