terça-feira, 22 de junho de 2010




TPM: Mitos e Verdades




Segundo o especialista, os sintomas mais comuns são: baixa auto-estima, irritabilidade, dor de cabeça

A retenção de líquido e a vontade de comer chocolate também são sintomas...
Síndrome de Tensão Pré-Menstrual (a famosíssima TPM) acontece por conta do desequilíbrio de hormônios, como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona, e desencadeia uma série de sintomas como irritabilidade, retenção de líquidos, depressão e dores de cabeça. Mesmo sabendo que o problema acontece por essas alterações hormonais, existe uma série de mitos sobre a TPM. O ginecologista Jorge Ferreira Neto, que clinica em São Paulo, esclarece os mais comuns, na série de perguntas e respostas a seguir:

Algumas mulheres podem ter TPM durante todo o mês?
Falso.
 A TPM é cíclica e acontece após o período ovulatório. Portanto, os sintomas começam a acontecer de cinco a 10 dias antes da menstruação. É importante ressaltar que, para fazermos um diagnóstico de TPM, a mulher deve apresentar sintomas por mais de três meses. Pode ocorrer, em alguns casos, apenas um distúrbio hormonal transitório.

Toda mulher tem retenção de líquido nesse período?

Em partes. A retenção hídrica é muito comum e ocasiona um aumento de peso no período da TPM. Mas a mulher pode não apresentar esse sintoma, porém apresentar instabilidades emocionais, como irritabilidade, baixa auto-estima e depressão.


...mas ingerir chocolate não melhora em nada o quadro
A alimentação influencia diretamente a TPM?

Verdadeiro. Uma das coisas fundamentais é evitar sal marinho, pois ele contribui para a piora da retenção de líquidos. É importante evitar alimentos gordurosos, substâncias com cafeína, como por exemplo, a coca-cola, chá preto e vinho tinto. Convém, nesse período, evitar a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica. É importante que a mulher ingira alimentos diuréticos, como melancia e morango.

O chocolate melhora a TPM?
Falso.
 O chocolate é um alimento com muita gordura, portanto é melhor evitá-lo. As mulheres sentem mais vontade de comer chocolate por conta dos níveis de serotonina.

Mulheres ficam mais sensíveis durante a TPM?
Verdadeiro.
 A maioria das mulheres se sente assim, pois as alterações hormonais também influenciam na produção da serotonina, substância responsável pelo bem-estar, e da melatonina, que se relaciona aos aspectos depressivos. Dependendo da mulher, o desequilíbrio hormonal ocasiona depressão e baixa auto-estima.
Entre as medidas que podem ser tomadas para reduzir os sintomas está a ingestão de líquido,...
Dores de cabeça são comuns nesse período?
Verdadeiro. Algumas mulheres podem não apresentar, mas é um sintoma comum.

TPM não tem cura?
Verdadeiro.
 O que fazemos é um tratamento para amenizar os sintomas. Hoje, contamos com anticoncepcionais de baixa dosagem. que têm benefícios muito grandes. Também pode ser usado, com uso contínuo, o ácido gamalinoleico, que é extraído do óleo da folha de prímula. Mas é importante lembrar que a indicação do medicamento tem de ser feita apenas com prescrição médica.
...diminuir o consumo de sal e fazer alguma atividade física. A meditação também ajuda no auto-controle

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha