sexta-feira, 11 de junho de 2010


Unhas alertam sobre doenças
Aprenda a identificar os sinais que suas unhas apresentam

Quer saber como anda a sua saúde? Dê uma olhadinha para as suas mãos. Isso porque, segundo a médica Carolina Ferolla, o crescimento das unhas sofre variações individuais, influenciado por doenças sistêmicas e fatores locais. Ou seja, dependendo da aparência delas, a pessoa pode estar com algum problema.



Algumas das doenças que as unhas podem ajudar a detectar (ou ao menos fazer um alerta) são: doenças cardíacas, renais, no fígado, gastrointestinais, diabetes, hipertireoidismo, hipotireoidismo, lúpus eritematoso, reumatismo, anemia e leucemia. As pessoas anêmicas, normalmente, apresentam unhas secas e opacas. Quando elas estão curvadas para baixo pode ser sinal de problema cardíaco.

“As doenças renais engrossam as unhas, deixando-as amareladas ou cinzentas, já a cirrose provoca a Unha de Terry – unhas com tom esbranquiçado e aumento anormal das unhas”, completa a dermatologista.

Quem tem problemas gastrointestinais ficam com as unhas doloridas e frágeis, enquanto a diabetes provoca unhas avermelhadas e com vasos na pele. A doutora Carolina enfatiza que, assim que a pessoa perceber uma dessas alterações em suas unhas, ela deve procurar um especialista.

Além das citadas doenças, as unhas também alertam sobre deficiências hormonais no organismo. Quando há falta de vitamina A, elas ficam com aspecto de casca de ovo, ou seja, esbranquiçadas e quebradiças. Já unhas com linhas longitudinais escurecidas significam carência de vitamina B12. A deficiência de vitamina C faz com que elas tenham hemorragia e pontos avermelhados e a falta de Zinco deixa um coloração acinzentada e a cutícula seca e grossa.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha