quarta-feira, 6 de outubro de 2010


Cálculo do Peso Ideal


O QUE PERDER DE GORDURA

peso ideal cálculo

Para o cálculo do peso ideal é importante definir um objetivo para perder gordura, e não massa magra.

Vamos a uns cálculos.
 Usaremos do nosso colega R.E.F de 40 anos. Ele está pesando 100 quilos e tem 1,86 de altura, e no exame antropométricomostrou-se com 35% de gordura.

O ideal é que ele esteja com 18% de gordura, ou seja, a idéia é que ele diminua seu percentual de gordura em 17%! Falando em ideal, aqui começa um problema em medicina, falar em ideal.
Sabemos que o acúmulo de gordura acarreta uma série de doenças e problemas para a nossa saúde e para o nosso dia a dia.

Assim temos algumas referências que a ciência já nos mostrou, uma maneira é ter acesso a avaliações antropométricas que nos podem mostrar quanto de gordura temos em nosso corpo.

Esse valor é dado em percentual do peso corporal, e aí temos algumas tabelas de comparação como por exemplo a tabela do American College of Sports Medicine - Colégio Americano de Medicina Esportiva:

Calculando o que perder de gordura


Mas caso você não consiga ter acesso a uma avaliação dessas, poderemos acompanhar pelo peso e pela circunferência da cintura e do quadril. Fica um pouco mais difícil precisar a evolução dos grupos de massa magra e massa gorda, mas é uma referência para sabermos se estamos, pelo menos, saindo de um quadro de grupo de risco.

A idéia é muito simples, sempre que se diminui a circunferência da cintura ou do quadril (principalmente nas mulheres) estamos emagrecendo, mesmo que o peso na balança não se altere.

Aliás faço uma aposta com você. Você vai achar em revistas (ditas especializadas) várias dietas mágicas para perder muito peso em poucas semanas, mas não vai achar uma que lhe mostre como diminuir 10 cm de circunferência em 10 dias, e manter isso por mais de 2 anos! Que é o que queremos, ou vamos ficar nessa de engorda e emagrece, engorda e emagrece, no famoso efeito sanfona para sempre? Vamos voltar aos cálculos.

Indivíduo masculino, 40 anos
Peso = 100 quilos
Altura = 1,86 metros
Percentual de gordura = 35%

Com esses dados vamos calcular alguns números. A massa magra e a massa gorda;
A massa gorda (como eu já expliquei) é o resultado em quilos do percentual calculado, assim:
Peso = 100 quilos e percentual de gordura = 35%
Peso da massa gorda = 35% de 100 quilos = 35 quilos

Se temos o valor da massa gorda, fica fácil calcularmos a massa magra:
Peso total = Massa gorda + Massa magra
massa magra = Peso total - Massa gorda
massa magra = 100 quilos - 35 quilos = 65 quilos

Os resultados foram:
35 quilos de gordura no corpo
65 quilos de massa magra

As metas de peso

Basicamente, a idéia é manter o conteúdo de massa magra e perdermos só a gordura. Na prática isso não acontece bem assim, mas para termos uma referência de metas, nós daremos essa "licença poética". A massa magra é igual a 65 quilos, certo? O ideal de gordura para alguém com essa idade é de 16% como vimos na tabela acima, então vamos criar o seguinte cálculo:

A massa magra deverá ser igual a 84% do peso do corpo, certo? Se só temos duas massas a magra e a gorda, e a soma delas é nosso peso, ou seja 100%, então se tivermos o peso da massa gorda teremos o peso da massa magra. O cálculo foi 100% (peso total) - 16% (massa gorda ideal) = 84% (massa magra ideal).

Vamos, então, manter a massa magra atual em 65 kg que agora corresponderá a 84% do peso total. Aí se 65kg corresponde a 84%, então um certo valor corresponderá a 16%. Valor esse que é a massa gorda. A famosa regrinha de três. O resultado da massa gorda ideal será igual a 12,38 quilos (bem menos que os 35 kg da gordura atual).

Os resultados foram:
A manutenção dos 65 quilos de massa magra;
Massa gorda de 12,38 quilos,
Peso ideal seria algo em torno de 77,38 quilos.
Peso de massa gorda a perder 35 - 12,38 = 22,62 kg

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha