segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como queimar gordura? - Para queimar gordura, a ciência da atividade física recomenda de maneira acadêmica os chamados exercícios aeróbios, longa duração e intensidade moderada. Nos exercícios como andar, pedalar, dançar, etc., nós aceleramos o nosso “motor metabólico” que usa como combustíveis açúcares e gordura. Para quem pretende perder peso, quanto mais gordura e menos açúcares (carboidratos) utilizar durante o exercício melhor resultado existirá.

Para “desviar” o metabolismo para o uso de gorduras, quanto menor a intensidade do exercício, mais eficiente será o efeito. Assim, para um indivíduo sedentário andar é melhor que correr para queimar gordura. A quantidade de calorias produzidas a partir da queima de gordura será proporcional ao total de esforço físico realizado, o qual é o produto da intensidade pelo tempo. Como os exercícios moderados são de melhor tolerância, podem ser mais prolongados, resultando em uma queima calórica maior.

Assim, podemos concluir que a atividade aeróbia é a forma mais eficiente para perder peso, porém o indivíduo que possuir maior quantidade de massa muscular, adquirida com o treinamneto de RML ou hipertrofia, terá melhores condições de aumentar seu gasto calórico. Isso porque a musculatura, mesmo em repouso, é considerada uma “masa ativa”, auxiliando no gasto calórico total e dando proteção articular para que a atividade possa se prolongar cada vez mais de forma segura e prazerosa. 

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha