segunda-feira, 25 de outubro de 2010


Dieta com equilíbrio. Aposte no prato colorido.

Comer bem e “em cores” é fundamental para o organismo ficar bem equilibrado, assim como para o corpo que precisa recuperar seu ponto de equilíbrio. Bom, isso vale tanto para o organismosaudável quanto para aquele que passa por um período de tratamento e recupera-se de alguma doença.
Um prato colorido  é quase sempre garantia de estarmos ingerindo, na dose certa, os nutrientes necessários ao nosso organismo. São eles as vitaminas, as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as fibras e os sais minerais. Quanto mais colorido, mais saudável: então, lembre-se de colocar sempre no prato uma boa dose de verde – verduras e legumes crus ou cozidos (vitaminas e sais minerais); uma bela pincelada de tom solar, como o vermelho da carne ou o amarelo ovo (representando as proteínas) e, para completar, cores clarinhas, beges, amarelinhos, o branco – presentes no pão, nas massas e arroz (carboidratos) ou tons suaves de roxinho, verdes claros, beges dourados, como o feijão, a lentilha, a soja (leguminosas ou grãos) e a aveia, farinhas (os cereais, sempre fundamentais).

Para beber, suco de frutas de todos os tons (grande fonte de vitaminas). Experimente, a cada dia, variar seu prato substituindo os alimentos: tente não repetir os legumes, as verduras e as frutas do dia anterior; substitua a carne vermelha por frango ou peixe; procure comer, ao máximo, os vários tipos de grãos disponíveis – lentilha, ervilha, feijão, grão de bico, soja, entre outros. A cada dia, novas combinações de cores e de ânimos no prato.
Sim, o almoço ganha outra cara. E você, um novo estímulo para comer com gosto. Sua dieta não precisa ter um visual diferente da comida do restante da família. E sentar à mesa tem de ser um prazer, sempre. A prosa boa, a generosidade de partilhar o alimento com quem chega, os pequenos gestos, todos os tons vão compondo a canção da vida.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha