terça-feira, 1 de março de 2011


Axilas pedem cuidados especiais


Calor, umidade e atrito ajudam no acúmulo de bactérias provocando mau cheiro e irritações
Creme para as mãos, para os pés, para o rosto. O fato é que não tem quem não queira ficar com a pele saudável e hidratada, com aquele toque supermacio. Mas alguns cantinhos importantes costumam passar batido na hora do ritual de beleza, como é o caso as axilas. Resultado: a pele desta região fica ressecada, manchada e com bolinhas.
A falta de cuidados também pode provocar mau cheiro e até irritações. "Por serem dobras, e sofrerem atrito, tendem a reter impurezas e bactérias, causadoras do odor forte e de outras irritações", explica a dermatologista Meire Parada Brasil, da Unifesp.
Na hora do banho
A atenção extra com as axilas já começa debaixo do chuveiro. Para fazer uma boa higienização, prefira os sabonetes antissépticos e use uma esponja macia para não agredir a pele, já que é uma região bastante sensível. Depois, seque bem a região com uma toalha limpa. "Isso evita a umidade no local, que somada ao calor, tornam-se condições perfeitas para a proliferação de fungos e bactérias", diz a dermatologista.
Uso de hidratante
Para ficar com a pele das axilas bem macia, aplique o mesmo hidratante corporal que você usa para hidratar as demais partes do corpo.
"Você deve passar o creme da mesma maneira e com a mesma frequência, porém, antes de usá-lo certifique-se de que as axilas estão bem secas, para evitar a umidade", explica Meire.
Hidratando com desodorantes
De acordo com a dermatologista Meire Parada, a diferença entre um bom desodorante hidratante bom e um que não faz tanto efeito está na sua fórmula e textura. Além de conter um teor de creme hidratante em sua composição, existem consistências que são mais apropriadas para a hidratação."Desodorantes nas versões creme, bastão e roll-on são sempre as melhores opções para quem quer ficar com a axila hidratada, além de cheirosa. Já os líquidos, com base alcoólica, não hidratam e ainda ressecam a pele", explica a dermatologista.
Uso de óleos
O uso de óleo hidratante na axila não é recomendado, porque o produto pode provocar o aumento da oleosidade da pele, o que, em pouco tempo, pode causar até a obstrução de alguma glândula. "O óleo hidratante também pode causar suor mais intenso e manchar roupas", explica Meire.
Depilação
Para a dermatologista, a depilação das axilas deve ser feita de acordo com cada tipo de pele. Segundo ela, só é possível recomendar um método quando se sabe o histórico da paciente: "às vezes, você recomenda a cera e a paciente tem alergia ou, em outros casos, é o creme que irrita. A paciente tem que prestar atenção nas reações que seu corpo tem para perceber o método mais eficiente, porém, destaco a depilação a laser como a mais eficiente e saudável das opções", explica ela.
"Não é recomendado usar cremes logo após a depilação. Eles podem provocar ardência, irritações mais sérias e até foliculites (pelos encravados), que trarão incomodo e mal-estar", diz Meire.
Em caso de manchas
É comum aparecerem manchas escuras nas axilas, em decorrência da depilação, da pigmentação da pele, entre outros fatores, dando aquele aspecto envelhecido a pele. Para evitar o problema, a dermatologista sugere as seguintes precauções:
- Hidrate bem a pele
- Evite produtos que te causem irritação em outras partes do corpo
- Observe se as manchas estão relacionadas a algum outro problema como obesidade ou disfunções hormonais
- Só um dermatologista é capaz de indicar tratamentos para clarear a região

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha