terça-feira, 1 de março de 2011


Em dias quentes, cuide da alimentação


Sol, calor e dias claros e mais longos. Muita gente passa o ano torcendo para o verão chegar logo e desfrutar de mais tempo no clube ou colocar o bronzeado em dia.
Mas essas delícias podem acarretar problemas de saúde se não forem tomados alguns cuidados com o corpo, em especial com a pele e com a alimentação. “As dicas de alimentação são simples e, muitas vezes, conhecidas de todos, mas é sempre importante reforçar o alerta”, lembra a nutróloga, Dra. Fernanda Schettino.
Confira as orientações da médica e aproveite o restinho de verão!
Cuidados com a alimentação
- consuma sempre água potável e lave bem os alimentos antes do comê-los.
- não desgrude da garrafinha de água. Beba cerca de 2 litros de água e outros líquidos por dia.
- prefira alimentos leves, como saladas, frutas, carnes brancas ou carnes magras.
Cuidados com a pele
- evite o sol entre as 10h e 15h e durante o horário de verão, entre as 11h e 16h.
- se tiver que sair, use óculos, boné e protetor solar com fator de proteção entre 15 e 30. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator.
- não use fórmulas de bronzeamento caseiras, com ingredientes como refrigerantes ou folhas de figo. Preparados como esses podem causar queimaduras graves, até de terceiro grau.
- O melhor para se bronzear é ir tomando sol aos poucos e consumir alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura e mamão, substância que estimula a produção de melanina, responsável pela coloração da pele.
- fique atento a mudanças em pintas ou manchas no corpo. Em caso de alteração de forma ou tamanho, procure a dermatologista.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha