quinta-feira, 7 de abril de 2011


Benefícios do uso da semente e do óleo de linhaça



A linhaça é possui além dos carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, substãncias que diminuem riscos de algumas doenças e estimulam a defesa do organismo e reduz o envelhecimento das células que temos no corpo.
A semente da linhça contém proteínas, fibras alimentares, ômega 3 e ômega 6. É a semente que mais possui Ômega 3 na natureza.
A utilização delas podem ser da forma integral ou trituradas, no copo de suco, iogurtes, receitas de bolo etc. Existem também outras versões, como a semente de linhaça em pó e na forma líquida, como o óleo de linhaça, que é vendida em forma de cápsulas.
A linhaça normalmente é usada como laxante natural e podem ser usadas também para baixar o colesterol ruim.
Pouco se fala de efeitos colaterais no uso da linhaça. É importante utiliz-la com muita água, já que por ser fibra, pode até piorar a constipação intestinal.
Benefícios da Linhaça:
- Rejuvenescedor
- Baixa de peso
- Auxilia no combate a anemia
- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc…
- Auxiliar no combate à acne.
- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
- Auxiliar no controle Diabete – da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:
Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
A linhaça é fonte das vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó.
Sugestões para o uso da Linhaça:
-Iogurtes
-Sucos
-Saladas
-Vitaminas
-Massas
-Pães
-Bolos
A linhaça aumenta o metabolismo e ajuda os músculos se recuperam do exercício físico.
Outra boa propriedade da linhaça é que a semente moída é excelente para ajudar no emagrecimento, porque elimina o colesterol de forma mais rápida. Além de ajudar na saciedade de apetite e possuir 5 vezes mais fibra que a aveia.
Se o consumo da semente da linha e do óleo da linhaça forem constantes, você verá que a pele fica mais saudável. Ajuda as peles secas e sensíveis.
Para o sistema nervoso, a linhaça ajuda no tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Nas doenças inflamatórias, a semente da linhaça atua na diminuição da inflamação e colabora para a regularização das gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
Para quem sofre com retenção de líquidos, a linhaça ajuda aos rins a excretar água e sódio.
Auxilia ainda na melhora dos sintomas da TPM e menopausa. Consumindo 1 colher (sopa) diariamente de semente de linhaça sobre os alimentos.
Modo de Usar na maioria dos casos:
Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha