terça-feira, 19 de abril de 2011




Light ou diet



A palavra já não ajuda muito principalmente se tomarmos a decisão de fazermos uma dieta não é mesmo?

A primeira coisa que me vem a cabeça quando me submeto a isso, é sofrimento, sacrifício, restrição e chatice.

Mas nos dias de hoje também penso nas inúmeras alternativas que temos de substituir determinados produtos por aqueles como os light, aí já me animo novamente, mas será que funciona mesmo?

E não pense você que são somente as pessoas que estão fazendo dieta que são atraídas por este tipo de produto, uma pesquisa da Indústria Brasileira de Alimentos Dietéticos (Abiad) mostrou que tais produtos estão presentes em mais de 35% dos lares da população.

Na verdade a grande preferência por optar por tais produtos é a ideia de que eles aumentam as chances de termos sucesso nas dietas para emagrecer.
O problema é que os termos ainda confundem muitos brasileiros, por exemplo light e diet, mas ambos possuem uma enorme diferença.

Os produtos que são classificados como diet são aqueles que em sua embalagem apontam a ausência total de um determinado nutriente, que pode ser por exemplo o açúcar, o sal, a gordura, a lactose, ou qualquer outro.

A escolha pelo termo diet deve ser uma variante de acordo com a necessidade de cada pessoa, por exemplo as pessoas diabéticas deve consumir alimentos totalmente isentos de açúcar, já as pessoas com problemas cardiovasculares devem consumir alimentos totalmente isentos de gorduras e assim por diante, por isso falamos que os rotulados como diet devem atender a necessidade de cada indivíduo.

O que difere os alimentos light dos diet, é que estes têm que ter uma redução de no mínimo 25% da quantidade de um determinado elemento em sua composição se comparado ao alimento tradicional.

Ou seja em outras palavras eles não precisam ser isentos totalmente de um ou outro componente como os diet.

Outra pergunta que deve estar passando pela sua cabeça agora é se esses produtos podem fazer mal a saúde, e de acordo com nutricionistas não é que eles fazem mal é que os produtos light costumam ter adoçantes e quando a substância é consumida em excesso, como tudo em nossa vida, podem fazer mal no futuro.

Outro ponto importante que temos que prestar atenção é nas informações que devem estar nos rótulos dos produtos, onde as informações devem ser claras e você deve perceber se existe uma redução de determinada matéria-prima ou a ausência total dela.

Na verdade, na hora de fazer a dieta, o que deve mesmo prevalecer é a questão do bom senso e a moderação, ou seja não precisa consumir somente produtos diet ou light, se optar por eles deve estar atenta as quantidades ingeridas, já que além da escolha pelos produtos certos as quantidades é que fazem engordar ou emagrecer.

Por isso minha amiga, encare a dieta de uma outra maneira, assim como consegui encarar a minha, e sempre alerta para que nenhuma armadilha apareça em seu caminho.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha