Alimentação no inverno
No inverno, o corpo do ser humano precisa de maior quantidade de calorias para manter a temperatura corporal,  e ainda aumentar a resistência orgânica. Percebe-se esta maior  necessidade na vontade de comer alimentos mais quentes e no próprio  aumento da ingestão de alimentos, especialmente os mais gordurosos e  calóricos.
Segundo  a nutricionista Eliane Mojen, em função do frio, o organismo efectua um  maior gasto de energia para a manutenção da temperatura corporal. “Para  compensar esse gasto energético é necessária uma maior ingestão de  calorias, em torno de 20 a 30% a mais do que nos dias quentes”, comenta.
No entanto, a nutricionista aponta os perigos da alimentação  no inverno. Para ela, algumas pessoas passam a ter mais fome e a comer  mais do que precisam. “Tem gente que costuma ultrapassar esses 20 a 30 %  de acréscimo calórico, exagerando na ingestão alimentar e abusando de  refeições muito gordurosas, muito comuns neste período do ano. O  resultado é um aumento de peso indesejável e, em casos mais sérios,  problemas de saúde como aumento do colesterol, disfunções no fígado e  vesícula”, afirma.
Uma boa opção para evitar  esses problemas seria adaptar a preparação dos alimentos consumidos no  clima frio e torná-las menos calóricas e gordurosas. Seguem algumas  dicas:
·         As  sopas devem ser preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de  leite ou massas; pode-se acrescentar a elas algumas fibras, como o  farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. Sabe-se que as fibras  ajudam a regular a função intestinal, a manter o colesterol em níveis  normais e a provocar uma maior sensação de satisfação.
·         O  chocolate quente pode ser substituído por um chá com adoçante, que  esquenta o organismo da mesma forma, ou então pode-se prepará-lo com  leite desnatado e achocolatado.
·         Os queijos amarelos devem ser trocados pelos brancos.
·         Quando  for impossível resistir à feijoada, deve-se consumi-la com moderação:  arroz, feijão, couve sem bacon, e carnes mais magras, já que normalmente  a carne usada em feijoadas é muito gordurosa e calórica.
·         A  carne de porco deve ser evitada e substituída por outras como: patinho,  que por serem um pouco mais duras devem ser preparadas na pressão. Uma  boa forma de consumi-las é ensopada.
“De  qualquer forma, todo controle de alimentação deve ser feito com bom  senso. Se o indivíduo quer emagrecer, não deve nunca partir para uma  restrição alimentar muito rígida, pois as “dietas de fome” podem causar  sérios prejuízos à saúde, como anemia, úlcera, gastrite, problemas de  digestão”, afirma a nutricionista. Sem contar que um mínimo de gordura  é necessário ao nosso organismo, pois ela é responsável pelo transporte  das vitaminas: A, K, E e D. Além disso, a gordura realiza protecção  contra choques e é um isolante térmico.
Ouve o que fala a nutricionista sobre a alimentação no inverno
A vida real
A advogada comenta que um dos seus hobbies é comer, mas o outro é se olhar no espelho e se sentir bem. Por isso, não abre mão de uma boa comida no inverno, mas não deixa de lado os pneuzinhos acumulados.
Eunice conta que sempre auxilia a sua empregada na hora de preparar os alimentos. “Gosto de comida bem-feita, mas sei que é necessário observar a quantidade de gordura utilizada no preparo da comida. O caldo fica uma delícia com azeite, mas para atingir meus dois objectivos que são comer bem e manter meu peso e minha saúde, é preciso dosar”, afirma.
Dosar na quantidade de alimentos ingeridos e balancear com os exercícios na academia. Eunice diz que faz personal treinner três vezes por semana e que pretende emagrecer dois quilos nos próximos dias. “Estou com viagem marcada e pretendo emagrecer antes de embarcar. Com a chegada do inverno sinto mais fome e os alimentos são mais calóricos e mais atraentes. Por isso, me alimento sempre com enorme prazer, mas com os cuidados que a nutricionista recomenda e fazendo as actividades físicas na academia”, descreve.
3 comentários:
Olá amiga, gostei muito do seu seu blog, muitas felicidades.
Muito fof seu blog amei. beijinhus da gabi
http://blogandodemadrugada.blogspot.com/
Obrigadoooo volte sempre !!! bjokas !!!
Postar um comentário