sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Salsa! Um bom remédio para limpar os rins.





A planta medicinal Salsa de nome cientifico (Petroselinum crispum) usa-se para aliviar inflamações do figado e do baço. É hemostática. A salsa triturada detém o fluxo de sangue pelo nariz e de feridas; é depurativa; combate infecções urinárias; controla o excesso de açucar nos diabéticos, tomando sumo cru três vezes por dia. Em infusão (30 gr de sementes de salsa numa chávena de água a ferver), tomada três vezes por dia, é útil em casos de retenção de urina e climatério na mulher. A infusão combate gases, flatulência e acidez do estômago, alivia a dor damenstruação. Em cataplasma melhora feridas, abcessos e contusões.

Uma mistura de salsa, azeite e sal introduzida no dente acalma a dor produzida pela carie. Uma folha de salsa fresca e picada na zona dorida alivia as picadas de insectos. As folhas usam-se tambem como condimento. Os talos da salsa ajudam a emagrecer pois são diuréticos. Em infusão aliviam as cólicas de bexiga e, em emplastros, curam contusões. É diurética e benéfica para os rins. Para regular a menstruação, extrai-se das sementes de salsa uma substância chamada apiol que, por ser perigosa, está reservada a usos farmacológicos. Elimina o mau hálito. Não se recomenda a mulheres que estão a amamentar, pois (seca o leite).


Contém tantas vitaminas A e C que tem sido reconhecida como anticancerígena; também contém ferro e manganésio. Em cataplasma (triturar vários raminhos de salsa), colocado sobre a pele, cura equimoses. Não se deve consumir sementes durante a gravidez (é abortiva).

RAIZ DE SALSA


                                        
                                                                                  FOTO DE SALSA DE RAIZ GROSSA

As raízes de salsa comidas como nabos têm sido usadas em doenças renais e inflamações da próstata porque activam o aparelho urinário. Sendo diurético será bom para prevenir pedras renais (litíase) e cistites. Uma infusão de raízes e sementes pode ser tomada após o parto para estimular a lactação e para contrair o útero;


- Laxativo suave;


- Anemias e convalescenças;


- Para infecções oculares;


- em sumo pode aliviar dores de dentes ou de ouvidos;


- previne a queda de cabelo e caspa;






PROPRIEDADES MEDICINAIS


Propriedades medicinais: Digestiva, Carminativa ( eliminação de gases ), Diurética, Depurativa, Emenagoga ( promove a menstruação ), Anti-inflamatória, Anti-caspa. Assim é indicada para inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos, alterações menstruais como amenorreias e dismenorreias , espasmos digestivos, estimulante do apetite – aumenta o fluxo sanguíneo do estômago e útero.


CHÁ DE SALSA – RECEITA

1 xícara de água a ferver onde se adiciona 1 colher de salsa picada ou raiz de salsa ( se encontrar a raiz use-a, se não, pode usar a salsa que ela tem a mesma função). Abafe durante 8 minutos e beba. O ideal são 2 xícaras ao dia. Se por acaso tiver cabelo de milho, acrescente alguns fiozinhos no chá. Ele também é diurético.


FOLHA DE SALSA


Venerada pelos gregos como uma erva sagrada, promove a eliminação de desperdícios, é uma boa fonte de ferro e também é rica em Vitamina C.


Salsa (crua) Valor nutricional por 100 g (3,5 oz)


Energia 151 kJ (36)


Carboidratos 6,3 g


Açúcares 0,9 g


Fibra dietética 3,3 g


Gordura 0,8 g


Proteína 3,0 g


Tiamina (Vit. B1) 0,1 mg (8%)


Riboflavina (Vit. B2) 0,2 mg (13%)


Niacina (Vit. B3) 1,3 mg (9%)


Ácido pantotênico (B5) 0,4 mg (8%)


Vitamina B6 0,1 mg (8%)


Folato (Vit. B9) 152 mg (38%)


Vitamina C 133,0 mg% (222)


Vitamina K 1640,0 mg% (1562)


Cálcio 138,0 mg (14%)


Ferro 6,2 mg (50%)


Magnésio 50,0 mg (14%)


Fósforo 58,0 mg (8%)


Potássio 554 mg (12%)


Zinco 1,1 mg (11%)


As porcentagens são relativas ás recomendações da E.U.para adultos.



Fonte de Pesquisa : Megatomaz On-Line

4 comentários:

ANDREIA disse...

Boa postagem eu já tinha ouvido falar, mas nunca testei.

Abraços

jreceitas disse...

Eu como salsa com alguma frequência, as vezes acho ruim. Não sabia que era TÃO benéfica assim. Vou pensar de outro jeito agora sobre isso. Parabéns pelo seu blog e suas postagens. Isso é o que eu chamo de utilidade pública.

♥ Paulinha ♥ disse...

Obrigado ,Que bom que vc gostou ...
volte sempre !

Abraços :)

Elton S. Neves disse...

Não é a toa que os gregos veneravam a salsa, realmente as propriedades medicinais desse vegetal são ricos e servem para curar muitos males, eu me surpreendi verdadeiramente com que a salsa pode fazer. Belo post, parabéns.

Chat Blog da Paulinha