quinta-feira, 17 de junho de 2010

Postura corporal e a aparência



Como o corpo pode demonstrar a personalidade e melhorar a comunicação nas relações de trabalho.

Uma boa postura é essencial para se evitar os problemas relacionados à coluna como escoliose, hipercifose, hiperlordose, hérnias discais, dor ciática, lombalgia, torcicolo e tendinites. Mais do que isso, a idéia que os outros têm em relação a uma pessoa é formada, muitas vezes, pela observação de sua postura corporal.

No campo profissional, o funcionário pode apresentar, pelo modo como se posta, uma personalidade mais corajosa, tímida, insegura, confiante entre outras. Muitas pessoas tem buscado exercícios de fisioterapia para melhorar a aparência física e a qualidade de vida.


De acordo com a fisioterapeuta Larissa Brandão Salles, da Clínica Dinâmica Soluções em Saúde, em Belo Horizonte, os pacientes que procuram o tratamento são bem diferenciados. “Atendemos muitos atletas, idosos, gestantes, adultos e jovens. Para cada um indicamos uma técnica diferente, de acordo com a sua necessidade”, explica. Larissa alerta que é essencial que as pessoas tenham uma consciência corporal e que realizar o alongamento é de extrema importância, especialmente para quem passa horas trabalhando em pé ou sentado. “As pessoas que exercem atividades sentadas na maior parte do tempo podem desenvolver um encurtamento muscular, o que leva ao encurvamento dos ombros. Já as que ficam em pé podem desenvolver problemas circulatórios”, acrescenta. Como se isso não bastasse, a postura de ombros encurvados pode transparecer uma excessiva timidez ou mesmo depressão, de forma que pode ser também prejudicial no âmbito social, por exemplo, mediante uma entrevista de emprego ou na busca por uma promoção no trabalho.

Larissa diz que existem várias técnicas de fisioterapia para correção da postura corporal. Cita o RPG (Reeducação Postural Global) a Osteopatia (ciência terapêutica baseada na biomecânica de corpo), as cadeias musculares (método terapêutico de correção postural que considera o sistema muscular de forma integrada, organizando os músculos em cadeias musculares) e os alongamentos.

Júlia Bello, Consultora de Imagem, aponta para o fato de que as pessoas ainda não associam a postura à imagem. Para a consultora, uma má postura, principalmente de pessoas de alta estatura, pode transmitir uma idéia de desanimo, falta de comprometimento, e até mesmo falta de credibilidade. Júlia afirma que é essencial que as pessoas tomem consciência de que a postura corporal é uma forma de interação social e pode ser utilizada como ferramenta estratégica nas relações de trabalho.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha