sexta-feira, 11 de junho de 2010


Sem irritação
As possíveis causas e o que fazer quando o desodorante dá alergia

Além de complicações como sudorese e foliculite, a região das axilas também está sujeita a outro problema tão chato quanto. A alergia a desodorantes. Também conhecida como dermatite de contato, a doença se manifesta com uma intensa coceira e pode chegar à formação de bolhas e descamação. As axilas ficam avermelhadas e irritadas.



Qualquer componente do desodorante pode desencadear essas reações, entretanto, quem apresenta o problema normalmente tem a alergia à fragrância. Segundo o médico Marcos Bonassi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pesquisas realizadas mostram que o principal suspeito de provocar alergias é o aldeído cinâmico, composto químico responsável pelo cheiro. Ele está disponível em praticamente todos os desodorantes vendidos atualmente, mas somente provoca a irritação axilar em pessoas pré-dispostas.

“Os estudos foram realizados aplicando-se preparados contendo o aldeído cinâmico, sob a forma de desodorante roll-on, em várias concentrações do componente suspeito. Os resultados dos testes concluíram que o aldeído cinâmico tem grande possibilidade de provocar alergia axilar em pessoas com esse tipo de tendência, se usado em desodorantes com concentrações de 0,01% a 0,32%, duas vezes por dia, por um período de poucas semanas”, explicou o médico.

O primeiro passo do tratamento para a dermatite axila é interromper imediatamente o uso do desodorante e então consultar um dermatologista que irá prescrever cremes antialérgicos para a região. Os desodorantes hipo-alergênicos ou as fórmulas prescritas por especialistas podem ajudar alguns pacientes, mas há aqueles que só melhoram da alergia se não usarem desodorante nenhum.  Quem vai determinar isso é o médico.

A doutora Denise Steiner ressalta que, neste caso, receitas caseiras não costumam dar certo. “É bom reforçar que receitas caseiras e produtos "naturais" não devem ser usados como desodorantes, pois podem causar efeitos imprevisíveis”, diz.

Outros ingredientes que podem causar alergia são:
- Álcool cinâmico
- Álcool alfa-amil cinâmico
- Geraniol
- Eugenol
- Isoeugenol
-Oak moss absoluto
- hidroxicitronelal

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha