quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Idéias de convite p/ festa de aniversário:
SONHO
Hoje em dia não são todas as adolescentes que sonham com seu baile de debutante, muitas trocam por outros presentes e principalmente por viagens ; mas as que ainda conservam esse sonho, vale a pena realiza-lo, pois a vida ainda é capaz de brilhar por uma noite nessa idade.
BUFFET
O buffet se encarregará de ter alguém para lhe indicar durante a festa cada passo e hora das pompas habituais de uma festa de debutante para que você não precise se preocupar com relógio e possa recepcionar seus convidados tranqüilamente.
Escolha do Buffet
os convidados falarão bem ou mal da festa conforme a qualidade do serviço e dos pratos. visite os buffets, vá à 1 recepção deles. faça no mínimo 3 degustações completas: a qualidade muda muito de 1 lugar para outro. Não se iluda com preços baixos: a qualidade será inferior! garçons por convidado: 1 garçon p/ 18 convidados (franco-americano) e 1 p/ 12-15 convidados (inglês ou francês), se não o prato e ou salgados não chegarão em seu convidado. forma de pagamento: alguns parcelam em 18x c/ taxa baixíssimas, outros em 10x s/ juros e outros cobram juros altos! quem pagará os 10% a + ? quantidade de salgados, canapés e doces por convidados, o que está incluso no serviço e etc. estou à disposição.
Veja o quanto vai gastar
Decida o tipo de festa , faça o orçamento.Ponha as contas no papel e veja até que ponto é possível compromete seu bolso sem ter dor de cabeça depois.
Cuidados aos escolher um buffet
Se a comemoração será realizada em um buffet especializado , tome alguns cuidados:1- Busque recomendação com os amigos e parentes. Caso contrário, verifique a possibilidade de degustação. Na hora da festa não haverá mais chance de mudar nada que o desagrade.2- Verifique as variedades e quantidades de bebidas e alimentos que serão oferecidos e, principalmente, que tudo o que foi combinado conste por escrito no contrato 3- Pergunte no buffet sobre alguma restrição quanto a decoração , utilização de fontes de energia (para fotos e filmagens) bem como os horários para montagem e desmontagem.
Mais dicas para festa infantil
Após a escolha do tema, compre o material descartável: copinhos, pratinhos, garfinhos e guardanapos. Com tudo bem planejado você vai poder curtir com muita tranqüilidade cada minuto da festa. Para evitar qualquer transtorno, prepare aproximadamente 10% a mais de lembrancinhas, além das crianças convidadas. Decidam sobre os salgados, doces e bebidas. Não se esqueça de que trata-se de uma festa infantil e que por isso, os refrigerantes também merecem um lugarzinho no freezer.
Como organizar a Festa da Criançada I
Festa exige alegria, imaginação e muita disposição. Por isso mesmo, saiba organizar a sua festinha infantil: o trabalho fica menor e o cansaço irrelevante. Para começar, a criança tem que participar da organização e sentir-se útil e responsável por alguns detalhes, o que irá depender, é claro, da sua idade.
Como organizar a Festa da Criançada II
Escolham juntos o tema da festa e as brincadeiras que serão organizadas no dia, o que naturalmente depende da idade da criança. Tenha o cuidado de pesquisar os preços e opções de temas e animações antes de conversar com o seu filho e, principalmente, antes de levá-lo a qualquer casa de festas. Isto para evitar desapontá-lo ao dizer que mamãe não pode lhe dar de presente esta magnífica e caríssima festa do Hércules que você escolheu . Deixe-o escolher sim, mas dentro do seu orçamento.Uma idéia é alugar cama- elástica, ou se a criançada for menor de 5 anos contratar um animador de festas, vestido de palhaço para fazer mágicas, palhaçadas, etc.
Recepção
Outra dica importante é sobre a quantidade de convidados. No convite você pode colocar um lembrete dizendo para confirmar presença com 1 hora de antecedência e não esquecendo de deixar o seu telefone de contato para a confirmação da presença, e não esquecendo também de colocar em anexo no convite grande, convites individuais de acordo com tanto de pessoas que você pretende convidar. Isso evita que a mãe de uma criança leve a tia com os sobrinhos que chegaram do interior. E jamais fique na portaria com os seguranças recebendo os convidados, pois isso evita de chegar alguém te pedindo para entrar e você será obrigada a deixar, para não ficar sem graça. E também nunca fique atendendo os telefones de confirmação de presença pois pode acontecer o mesmo de alguém te pedir para levar alguém a mais. Mais se você ver que a festa vai ser um fracasso e que a maior parte dos convidados arrumaram uma desculpa de ultima hora para não comparecer à festa, ai você libera para tias, sobrinhos, avós, avôs… pelo menos não sobra aquele mundo de comidas e a festa não fica vazia.
Não se esqueça da recepcionista e a fantasia que ela irá vestir. Tipo sua filha quer a festa no estilo “Branca de neve”, ou seu filho quer do “Super- Homem” que ai no caso será um recepcionista homem que irá se vestir de Super- Homem, e não se esqueça do caderno de presença que os convidados devem assinar e quem cuidará do caderno é a recepcionista, se for uma festa grande em clube ou um salão de festas não se esqueça que o segurança é importantíssimo para evitar que algum bêbedo tente entrar na festa e atrapalhar a festa.
CASO NÃO POSSA
Se você não puder contratar um buffet, procure um espaço que você tenha certeza que irá acomodar seus convidados ou convide apenas o número de pessoas que ficarão bem acomodados no espaço que você já possui e então poderá alugar mesas e cadeiras e até mesmo toalha e todo material necessário para poder servir seus convidados. Deverá então procurar um decorador e também contratar alguém para fazer os salgados bolos e doces ou encomendar de pessoas especializadas.
DECORAÇÃO DELICADA
Na decoração use de preferência flores delicadas que podem variar do branco ao marfim, champagne ou salmão isto serve para as toalhas também.
O QUE SERVIR
Você poderá servir somente um coquetel ou um coquetel com prato quente, isso dependerá de sua disponibilidade financeira.
Decoração de festas
Cada evento tem o seu propósito e deve ser decorado com arranjos adequados a ele. No caso de um almoço, prefira um arranjo em tons claros, que pode ser sofisticado ou casual. Para reuniões, ou encontros mais sérios prefira arranjos que transmitam calma, sendo discretos e de forma elaborada com um toque de elegância, tornando o ambiente mais propício acomunicação. No caso de um arranjo para mesa de buffet, as flores podem e devem ter uma certa fragrância que dissipe do ar o cheiro característico de ambientes fechados para que não se perca o aroma dos pratos servidos. Em todos os casos é importante que o cliente tenha uma certa cumplicidade com o arranjo solicitado, pois as flores demostram as características de quem as compra. Ou seja, nada de flores coloridas ou muito exageradas.
ENFEITANDO A MESA
Você pode colocar algumas velas para enfeitar (só em casos em que a festa de noite). Mas cuidado, a mesa não pode ter muitos objetos,pois além de ficar com uma aparência carregada,faltará espaço para os objetos mais importantes.
BOM SENSO
Você pode receber muito bem os convidados usando aquilo que se tem, o importante é ter bom senso, na arrumação de uma mesa o importante não é a ostentação e o luxo e sim saber o que combina, preparar os alimentos com qualidade, optar pelo serviço dependendo de cada ocasião. Um exemplo de deselegância é misturar louças, metais e cristais diferentes, o bom senso é a solução. Um exemplo de elegância: Porcelanas lisas e brancas caem muito bem com toalhas estampadas e vice-versa. Guardanapos de papel só pega bem em recepções descontraídas
Garçons
È muito importante que os garçons estejam vestidos todos iguais e de acordo com o tema da festa, e que sejam profissionais. Mesmo que o buffet seja preparado por você, não adianta pagar uma gorjeta para seu vizinho ou sobrinho que nunca servirão nada em uma bandeja, e também não é tão caro estes serviços de garçons. E para que você não preocupe com nada no dia da festa deixe pelo menos duas mulheres na cozinha para enxerem as bandejas, para os garçons servirem.
Cada ocasião uma roupa
Como se vestir
Jeans e casamento não se casam
Gente por favor não cometam a gafe de ir em um casamento por mais simples que ele seja de jeans, fica até constrangedor para os demais convidados.
BRILHOS E RENDAS NO NATAL
Como todo ano, os vestidos são a grande pedida da moda, mas cada um no seu estilo. O comprimento dos modelos não ultrapassam os joelhos e as rendas e brilhos vão ser o que há. As cores que pegam são o tradicional vermelho e o dourado e nesse ano, o azul, preto, branco e as cores cítricas estão com tudo. Lembrando que os pés vão estar à mostra e bem cuidados, não é?
CONFORTÁVEL
Vista o que vestir, garanta que fica confortável nas suas roupas. Se não sabe como comportar-se numa mini-saia e sapatos de salto alto, escolha calça. Se ficar doido quando usa gravata, deixe-a na gaveta e use uma boa camisa.
TRAJE ESPORTE
Para os homens, significa sem gravata. Dependendo do caso, dá até pra usar jeans, tênis ou caprichar um pouco, dispensando a gravata, mas não o blazer e a camisa. Para as mulheres, esporte significa tecidos mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas- ou até um pretinho mais caprichado, com uma bijuteria descolada.
TRAJE PASSEIO
Para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras, gravatas mais divertidas (é a gravata em sua versão informal). Para as mulheres , vestido ou tailleur, sapatos de salto entre médio e alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais cuidado. Em tempo: traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de “esporte fino”. Isso não existe! Para que inventar?
PASSEIO COMPLETO
Para os homens, quer dizer terno escuro e mais formal (de preferencia azul- marinho bem, escuro ou grafite, mas nada de preto), com camisa social branca ou azul muito clara, e uma gravata de estampas discretas. As mulheres devem usar tecidos mais nobres, como crepe, seda, veludo e brocado, mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião.
A RIGOR (ou black- tie )
Para os homens: smoking e, como diz o nome, gravata- borboleta preta, sem ceder as tentações de faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata. O black- tie para mulheres, ao contrario do que se pensa , não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Dá até pra usar, mas não é obrigatório. Porém, os modelos devem ser mais trabalhados, podem ter brilhos, transparências, decotes e fendas mais pronunciadas. Pantalonas largas, de tecidos nobres, também são corretíssimas nessas ocasiões.
GALA
Para os homens, casaca- paletó preto com cauda bipartida, gravata- borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas. Para as mulheres, vestidos longos, abaixo do tornozelo, e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborados que seja o tecido.
Dicas de Presente
DÚVIDA CRUEL
Levar um presente quando somos convidados é sempre um gesto amável e necessário. Na dúvida sobre o que levar, escolha presentes mais universais, como flores, bombons e livros. De acordo com o grau de intimidade, os presentes podem variar de objetos para uso doméstico ( como cinzeiro ou vasos ) ou até alguma raridade gastronômica. Que amante da boa mesa não gostaria de ganha um vidro de tartufo?
ESCOLHENDO
Escolha o presente mesclando o seu gosto com o gosto da pessoa que vai ser presenteada. O tipo de presente também vai variar conforme a sua intimidade com o presenteado.
ROUPAS
Em caso de presentear com roupas, certifique-se do tamanho exato e cor preferida. Trocar um presente não é das tarefas mais agradáveis.
NÃO FORCE A BARRA
Presenteie com consciência de suas possibilidades financeiras. Não pense que só presentes caros podem expressar o quanto você gosta da pessoa. As vezes pequenas lembranças são mais recordadas do que grandes presentes.
TROCA
Em caso de necessidade de troca disponha-se para ir na loja do presente comprado para efetuar a substituição.
Quando o Buffet é você quem prepara (prepare a comida seguindo nossas receitas)
RECEITAS DE BEBIDAS
PINÃ COLADA
Ingredientes:2 de rum escuro,3 de suco de abacaxi,2 de leite de coco,pedaços de abacaxi. Modo de Fazer:Bata todas as doses no liquidificador com 2 rodelas de abacaxi. Sirva com gelo.
AMARULLA
300 ml de conhaque,1 lata de creme de leite com o soro,1 lata de leite condensado,3 colheres de sopa de chocolate do padre ( nao use outro !!!) ,gotas de essencia de baunilha. Jogue tudo num liquidificador , bata muito bem, e coloque para gelar. Sirva com gelo. PS: as gotas de baunilha devem ser colocadas aos poucos , e sem exageros !
BEIJO DE ANJO
Ingredientes:½ dose de licor de cacau,½ dose de licor de ameixas,½ dose de licor de violetas,½ dose de creme de leite fresco. Instruções:Ponha os ingredientes num cálice alto, cuidadosamente, para que se não misturem e sirva em seguida.
BATIDA DE AMENDOIM
INGREDIENTES:01 xícara (chá) de Amendoim Moído AGTAL 01 lata de leite condensado 150ml de vodka 50ml de licor de cacau 1/2 forma de gelo (forma de geladeira doméstica) MODO DE PREPARO:Bater tudo no liquidificador e servir a deliciosa batida tropical de Amendoim.
TAÇA IDEAL
Para o champagne, a taça ideal é do tipo flûte (= flauta), longa e de boca estreita.
BEBIDA BASÍCAS DE UM BAR:
BEBIDA BASÍCAS DE UM BAR: – Vodka nacional e importada; – Gin nacional e importado; – Whisky nacional e importado; – Rum nacional e importado; – Conhaque nacional e importado; – Brandies; Licor nacional e importado; – Vermute nacional e importado; – Cachaça de boa qualidade; – Vinho nacional e importado; – Vinhos espumantes e – Champagne.
Mimosa
Quer servir uma bebida barata , deliciosa e chique? Coloque em uma bandeja , doi dedos de suco de laranja em vários copos. Ao lado deixe uma garrafa de espumante aberta no gelo. As pessoas devem pegar os copos com o suco e completar com o espumante na hora. É um drink chamado mimosa! Delicioso!
RECEITAS DE DOCINHOS, BOLOS E SOBREMESAS
Beijinho de Abacaxi
Tempo de Preparo:
 20 min / Pronto: 40 min
Rendimento: 40 porções
Ingredientes: 1 abacaxi moído, 1 pacote de coco ralado, 1 colher de sopa de margarina, 3 ovos, 3 xícaras de chá de açúcar, açúcar cristal para envolver.
Modo de Preparo: Leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar, enrole e passe no açúcar cristal.
Beijinho de CocoTempo de Preparo: 20 min
Rendimento: 40 porções
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 pacote de côco ralado, 2 colheres de sopa de margarina
Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo brando. Vá mexendo, sempre, até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar, enrole e passe no açúcar cristal. Enfeite com um cravo da índia.
Brigadeiro
Tempo de Preparo: 40 min
Rendimento: 30 porções
Ingredientes: 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga. 
Modo de Preparo:
 Coloque os ingredientes num refratário grande e fundo e misture. Leve ao microondas em potência alta por 3 minutos. Retire e mexa bem e coloque de volta no microondas por mais 7 minutos mexendo na metade do tempo para não derramar. Verifique o ponto, pois cada aparelho tem um tempo diferente de cozimento.Estará no ponto quando se soltar do fundo do recipiente. Deixe esfriar, enrole e passe no granulado de chocolate.
Cajuzinho
Tempo de Preparo: 20 min
Rendimento: 30 porções
Ingredientes: 2 xícaras de chá de amendoim torrado e moído, 2 xícaras de chá de açúcar, 4 claras em neve
Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes com as mãos. Enrole como cajuzinho e passe no açúcar.
Profiteróles com SorveteTempo de Preparo: 30 min
Pronto: 50
Rendimento: 65 porções
Ingredientes: Massa – 1/2 xícara de margarina, 1 xícara de água, 1 xícara de farinha de trigo, 4 ovos.
Recheio – 1 1/2 xícara do sorvete de sua preferência, 100g chocolate meio amargo picado.
Modo de Preparo: Massa – Coloque margarina numa panela e leve ao fogo até levantar fervura. Acrescente a farinha de uma só vez e mexa com uma colher de pau até formar uma bola que se solte dos lados da panela. Retire do fogo e junte os ovos mexendo muito bem. Coloque o creme num saco de confeitar com bico tipo pitanga e faça profiteroles de uns 3 cm de diâmetro em assadeiras untadas. Leve ao forno quente pré-aquecido (200° C) entre 15 a 20 minutos até que cresçam e dourem. Retire do forno e deixe esfriar.
Recheio – Corte uma tampinha em cada profiterole e recheie com 1 colher de chá de sorvete. Derreta o chocolate em banho-maria e sirva morno com os profiteroles.
Trufas de Chocolate
Tempo de Preparo: 20 min
Pronto: 2 horas
Rendimento: 5 porções
Ingredientes: 200g de chocolate meio-amargo, 200g de creme de leite fresco, chocolate em pó.
Modo de Preparo: Aqueça o creme de leite, Quando começar a ferver, retire do fogo e acrescente o chocolate em pedaços. Misture até o chocolate ficar completamente derretido. Leve a mistura à geladeira por 2 horas. Com as mãos untadas com manteiga, faça bolinhas com a mistura de chocolate e passe pelo chocolate em pó. Coloque em forminhas de papel.
Bolo Capricho1 xícara (chá) de manteiga, 1 1/4 xícara (chá) de açúcar, 4 ovos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1/2 xícara de suco de laranja, 1 colher de chá de raspas de laranja, 100 gramas de passas sem sementes.
Bata em creme a manteiga e o açúcar. Junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Peneire a farinha e o fermento e junte ao creme. Adicione o suco de laranja e as raspas. Polvilhe as passas com farinha e misture levemente à massa. Asse numa fôrma de 25 com de diâmetro em forno moderado (180′C) pro 40 minutos.
Bolo Capricho Italiano150 gramas de manteiga, 1 1/3 xícara (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 pitada de sal, 1/2 colher (chá) de baunilha, 1 xícara (chá) de leite, 4 claras, 2 gemas, 50 gramas de chocolate meio amargo, 2 colheres (sopa) de castanhas-do-pará picadas grosseiramente. Glacê: 50 gramas de chocolate meio amargo, 3/4 xícara (chá) de açúcar, 3 colheres (sopa) de água, 2 gemas, 1 colher (sopa) de manteiga, 1/2 colher (chá) de baunilha.
Bata a manteiga com o açúcar até que fique cremosa. Misture a farinha, o fermento e o sal e acrescente à massa alternadamente com o leite. Adicione a baunilha e as claras batidas em neve firme. misturando-as cuidadosamente à massa para que esta fique bem leve e fofa. Despeje a metade da mistura numa assadeira redonda de 24 cm de diâmetro, untada e polvilhada com farinha de trigo. Rale o chocolate por cima e polvilhe com as castanhas-do-pará picadas. Despeje o restante da massa por cima e asse em forno pré-aquecido quente (200′C) por 50 minutos. Caso comece a dourar muito, cubra-o com papel alumínio. Glacê: numa panela, misture o açúcar, a água, a manteiga e o chocolate e deixe-os dissolverem em fogo lento, mexendo sempre. Retire do fogo e bata com uma colher de pau até amornar. Junte as gemas e continue a bater até esfriar completamente e a mistura adquira uma consistência cremosa. Aromatize com a baunilha e espalhe esse creme o bolo e dos lados. Polvilhe com castanhas-do-pará picadas. Obs: pode substituir as castanhas por nozes. O efeito é o mesmo.
Bolo com Cobertura de Chocolate200 gramas de açúcar, 3 ovos, 4 colheres (sopa) de açúcar, 150 gramas de farinha de trigo, 50 gramas de amido de milho, baunilha, 2 colheres (chá) de fermento em pó.
Bata muito bem as gemas, o açúcar, a baunilha e a água (até dar consistência de massa de pão de ló). Junte então a farinha, o amido de milho e o fermento em pó. Por último as claras batidas em neve. O bolo, depois de pronto e frio, é cortado ao meio e confeitado com o seguinte glacê, que servirá também de cobertura: Leve ao fogo (banho-maria) 2 claras de ovos, 100 gramas de açúcar e um pouquinho de baunilha. Bata até que o creme esteja morno. Tire então do fogo e junte aos poucos, batendo bem, 100 gramas de manteiga. Quando estiver bem batido, junte 3 ou mais colheres de chocolate.
Bolo com Chocolate1 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento para pão, 1/2 xícara (chá) de leite, 1/4 xícara (chá) de manteiga ou margarina, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1/2 colher (chá) de sal, 1 ovo, 1/2 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado. Glacê: 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro, 1/4 colher (chá) de baunilha, 1 1/2 colher (sopa) de leite.
Coloque na tigela grande da batedeira 1 xícara de farinha de trigo e o fermento esmigalhado. Aqueça o leite, a manteiga ou margarina, o açúcar e o sal, mexendo sem parar para derreter a manteiga. Adicione a farinha com o fermento. Junte o ovo e bata na batedeira em velocidade baixa por 30 segundos, raspando todos os lados da tigela. Bata por mais 3 minutos em alta velocidade. Junte a farinha restante, mexendo com uma colher de pau. Adicione os pedacinhos de chocolate. Misture bem. Coloque numa fôrma pequena de buraco no meio bem untada. Deixe crescer durante 50 minutos. Asse em forno quente por 12 a 15 minutos. Glacê: misture o açúcar de confeiteiro, a baunilha e o leite. Retire o bolo da fôrma ainda morno e respingue com o glacê. Sirva morno ou frio.
Bolo com Pedacinhos de Chocolate6 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 1/2 colher (sopa) de água, 1/2 xícara (chá) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente, 1 xícara (chá) de açúcar, 2 ovos, 1 colher (chá) de baunilha, 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1/2 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de pedacinhos de chocolate meio amargo.
Misture o açúcar e o chocolate em pó numa panela pequena. Junte a água. Deixe levantar fervura mexendo até que fique liso e cremoso. Deixe esfriar completamente. Aqueça o forno em temperatura média (180′C). Unte e polvilhe com farinha uma fôrma de bolo inglês de uns 24cm x 10 cm. Bata a manteiga ou margarina até que fique cremosa. Aos poucos junte o açúcar batendo bem. Adicione os ovos um de cada vez, batendo muito bem após cada adição. Acrescente a baunilha, a farinha e o fermento à massa, alternadamente com o leite. Junte os pedacinhos de chocolate. Despeje 1/3 da massa preparada na fôrma untada levantando-a um pouco nos lados. Divida a massa restante ao meio. Misture um parte com o creme de chocolate em pó já frio. Coloque as colheradas sobre a massa na fôrma, deixando as bordas em volta de mais ou menos 1 cm. Cubra a massa branca restante. Asse por uns 90 minutos, ou até que enfiando um palito ou garfo, estes saiam limpos. Deixe esfriar por 10 minutos na fôrma. Desenforme e deixe esfriar completamente. Pode ser servido com chantilly à parte. Rendimento: 16 porções.
Bolo de Aniversário (para 08 pessoas)140 gramas de chocolate ao leite, 140 gramas de açúcar, 80 gramas de farinha de trigo, 80 gramas de manteiga, 6 ovos, Glacê de chocolate: 100 gramas de chocolate ao leite, 100 gramas de creme de leite. Glacê de limão: 1 limão (suco), 400 gramas de açúcar de confeiteiro.
Ligue o forno. Derreta o chocolate em banho-maria, junto com a manteiga. Separe as claras das gemas. Numa tigela grande, misture as gemas com o açúcar e bata as claras em neve, bem firme. Junte o chocolate e a manteiga,derretidos com a mistura de gemas e açúcar, depois a farinha, em seguida as claras em neve, bem devagar. Unte bem uma fôrma de bolo redonda (22 cm de diâmetro). Coloque a massa e leve ao forno por uma hora. Durante o cozimento, prepare os glacês. Misture o suco de limão e o açúcar de confeiteiro. Derreta o chocolate em banho-maria e junte o creme de leite. Leve ao refrigerador por meia hora. Quando o bolo estiver cozido e frio, retire da fôrma e ponha num prato redondo, decorado com papel prateado ou dourado. Cubra os lados do bolo com glacê branco e a parte de cima com o glacê marrom.
Bolo de Cenoura3 cenouras tamanho médio limpas e cortadas em pedaços, 1 xícara (chá) de óleo, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 pitada de sal, 3 ovos inteiros, 3 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Leve ao liquidificador a cenoura, o óleo, o açúcar, o sal e os ovos e bata bem. Despeje numa tigela e acrescente a farinha e o fermento. Misture bem. Leve para assar em fôrma untada e forno quente.
Bolo de Chocolate3 colheres (sopa) de manteiga, 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 ovos, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 xícara (chá) de leite, 2 xícaras (chá( de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Cobertura: 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 4 gemas, 1 vidro pequeno de leite de coco, 1 colher (chá) de baunilha, 1 pacote de coco ralado.
Bata bem a manteiga, com o açúcar. Junte as 3 gemas e o chocolate em pó, alternadamente com o leite e a farinha de trigo e o fermento. Por último acrescente as claras em neve, misturando levemente. Despeje numa fôrma retangular untada e leve ao forno médio (175′C), por aproximadamente 40 minutos. Fure com um garfo o bolo ainda quente, despejando a cobertura na própria fôrma. Cobertura: Leve ao fogo em banho-maria todos os ingredientes, tomando o cuidado de passar as gemas numa peneira, mexendo sempre até obter consistência (cerca de 30 minutos). Rendimento: 15 a 20 pedaços.
Bolo de Chocolate com Laranja1 xícara (chá) de manteiga, 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 ovos, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de leite. Recheio: 3 ovos batidos, 1/2 xícara (chá) açúcar, 2 tabletes de chocolate meio amargo (40 gramas cada), 3 colheres (sopa) de manteiga, 1/2 xícara (chá) de suco de laranja, 1 lata de creme de leite gelado e sem soro.
Bata bem a manteiga e o açúcar, coloque as gemas e continue a bater. Então junte o chocolate e bata mais um pouco. Reserve. Peneire a farinha com o fermento e vá juntando à mistura reservada, assim como o leite. Acrescente as claras em neve, apenas misturando. Unte uma fôrma redonda com manteiga, despeje a massa e leve ao forno moderado por 30 minutos. Desenforme e deixe esfriar. Recheio: leve ao fogo brando os ovos batidos com o açúcar. Junte o chocolate, mexa sem parar até obter uma massa homogênea e cremosa. Deixe esfriar. Adicione a seguir a manteiga, previamente batida em creme. Acrescente o suco de laranja e o creme de leite. Mexa tudo muito bem e deixe esfriar. Recheie e cubra o bolo com essa mistura. Polvilhe com chocolate granulado.
Bolo de Coco1/2 coco ralado, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de amido de milho, 1 xícara (chá) de leite, 200 gramas de manteiga, 3 ovos, 1 colher rasa de fermento em pó.
Bata-se muito bem a manteiga com o açúcar. Juntam-se, batendo sempre, os ovos um a um. Adicione a farinha, o fermento em pó e o amido de milho, alternando com o leite. Por último o coco ralado. Depois de pronto, o bolo é coberto de suspiro e enfeitado com a outra metade do coco ralado.
Bolo Especial de Aniversário450 gramas de açúcar refinado, 5 ovos, 250 gramas de farinha de trigo, 45 gramas de amido de milho, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 copo (americano) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina.
Bata o açúcar com os ovos até dobrar de volume. Esquente o leite com a margarina ou manteiga e vá misturando na massa, alternando com a farinha, o amido de milho e o fermento, mexendo sem bater. Asse em tabuleiro untado e forrado com papel também untado. Forno pré-aquecido. Temperatura moderada (175′C), por 30 a 40 minutos.
Doce de Abacaxi: 2 abacaxis descascados e picados, 2 copos (americano) de água, 500 gramas de açúcar granulado. Cozinhe tudo junto até obter um doce sem muito caldo.
Licor de Abacaxi: as cascas dos abacaxis, 1/2 litro de água, 250 gramas de açúcar granulado, 2 copos (americano) de aguardente. Ferva as cascas com a água até murcharem. Coe e ferva com o açúcar até obter uma calda em ponto de fio fraco. Retire do fogo e junte a aguardente.
Creme: 2 latas de leite condensado, 2 latas de leite (a mesma medida da lata de leite condensado), 4 gemas. Junte e deixe engrossar em fogo baixo, mexendo sempre.
Glacê: 500 gramas de margarina, 200 gramas de gordura hidrogenada, 2 latas de leite condensado, 1 colher (sopa) de baunilha. Bata a manteiga com a gordura hidrogenada até ficarem cremosas e ligadas. Continue batendo e vá acrescentando o leite condensado. Aromatize com a baunilha e reserve fora da geladeira.
Calda espelhada: 320 gramas de açúcar granulado, 1 copo (americano) de água, 1 colher (café) de suco de limão. Ferva a água com o açúcar. Quando formar fio grosso, acrescente o limão e aguarde o ponto de quebrar, que se reconhece jogando algumas gotas num copo com água fria. Se estar, está no ponto. Passe nas frutas e deixe esfriar, colocando-as numa superfície untada.
Montagem: Umedeça a primeira camada do bolo com o licor, passe uma camada de creme, cubra com uma porção de doce e repita a operação com as massas restantes. Cubra todo o bolo com o glacê, trabalhando-o com um saco de confeitar. Enfeite com as frutas espelhadas.
SORVETE DE CHOCOLATE
INGREDIENTES:1 tablete de Chocolate Meio Amargo,1 lata de Leite condensado a mesma medida (da lata) de leite,raspas de chocolate ou chocolate granulado para decorar. MODO DE PREPARO:Derreta o Chocolate Meio Amargo em banho-maria. Coloque no liquidificador o Chocolate derretido, o Leite condensado, o leite e bata bem. Despeje a mistura em fôrma de gelo ou em recipiente refratário raso e leve ao congelador por aproximadamente 3 horas. Sirva em taças, decoradas com raspas de chocolate ou chocolate granulado. DICAS:Querendo, substitua o Chocolate Meio Amargo pela mesma quantidade de Cobertura Chocolate com Leite.Se preferir, acrescente à mistura meia xícara (chá) de castanhas-de-caju torradas e picadas.
SORVETE DE ABACAXI
INGREDIENTES:1 lata de Leite condensado,1 garrafa de suco de abacaxi concentrado,1 lata de Creme de Leite,2 colheres (sopa) de suco de limão,2 fatias de abacaxi para decorar,folha de hortelã para decorar. MODO DE PREPARO:Bata no liquidificador, o Leite Moça, o suco de abacaxi, o Creme de Leite e o suco de limão. Coloque em um recipiente refratário e leve ao freezer por cerca de 6 horas. Sirva a seguir, decorado com fatias de abacaxi e folhas de hortelã. DICA:Se desejar, utilize suco de abacaxi natural. Neste caso cozinhe o abacaxi com um pouco de água e açúcar antes de bater no liquidificador.
Receita de Pão caseiro delicioso!(Ótimo para festas infantis servido com patê).
PÃO CASEIRO INGREDIENTES: 400g de farinha Rilla 100g de maisena 01 tablete (7g) de fermento biológico instantâneo Oetker 2 colheres (sopa) de açúcar 01 colher (chá) de sal 450ml de água morna 02 colheres (sopa) de óleo MODO DE FAZER Misturar os ingredientes secos, acrescentar a água morna com o óleo e bater até a massa ficar cremosa. Colocar na forma de pão (tamanho grande) ou retangular (para bolo). Pincelar com óleo, cobrir a forma com pano e deixar fermentar por vinte minutos. Assar em forno médio pré-aquecido, até ficar levemente dourado (30 minutos).
OUTRA DICAS IMPORTANTES NA HORA DE UM ALMOÇO OU JANTAR
Os talheres, as facas ficam à direita, com o guardanapo virado para o prato, e os garfos,à esquerda (com os dentes para cima com mostra as figuras abaixo), na ordem de uso. O lugar da colher é à direita, por fora das facas. E os talheres de sobremesa devem ser colocados acima do prato.
ALMOÇO
Um dos detalhes mais importantes de um jantar ou almoço formal é a arrumação da mesa, além do que será servido.
É lógico que não convém você servir um sanduíche numa mesa com arrumação para um jantar formal, portanto, prepare a mesa de acordo com o que for servir.
Os copos, sempre à direita do prato principal, na ordem, a partir do copo mais próximo do prato: água, vinho tinto, vinho branco ( para o jantar ). O tamanho é decrescente e a disposição, em diagonal. Champagne, a taça ou flute deve ficar à direita do copo de água e um pouco mais adiante
Um arranjo de flores e velas sempre dá um ar mais festivo a sua mesa, mas utilize flores não muito chamativas para não roubar a atenção, pois o astro da noite é a mesa e a comida, use-os apenas para dar um toque.
A sopa, se houver, deve já estar servida quando os convidados se sentarem à mesa. O mesmo para a água. Um forro debaixo da toalha evita que escorregue; convém que seja da mesma cor, ou de cor semelhante.
No jantar americano, a comida já deverá estar na mesa quando os convidados começarem a se servir. Coloque do lado da mesa, pilhas de pratos, talheres lado a lado, guardanapos, para que o convidado possa pegar para se servir, e não deixe que faltem pratos.
Caviar
O Caviar são os ovos do esturjão, um peixe encontrado na região dos mares da Europa Oriental. Apesar de ser peixe de água salgada, ele desova nos rios que deságuam no mar. E chega desovar cerca de 3 a 5 milhões de ovos, ou o que chamamos de Caviar. Há também caviar de outras espécies de peixes marinho, como o de Salmão, o que chamamos de caviar rosa, e do esturjão é conhecido como caviar preto.
A maneira mais comum de servir o caviar é com torradas, ou au blinis (tipo de uma panqueca), sempre como aperitivo ou entrada e jamais como um jantar. Uma boa dica é servir com torradas coberta com manteiga e com limão cortadas bem finas para não prejudicar o sabor do Caviar, afinal de contas, você está servindo caviar e não limão.
Você só encontra caviar importado, em potes e para manter bem conservado coloque na geladeira com a tampa bem vedada para que não perca o gosto ou pegue o gosto de outros alimentos contidos na geladeira.
Alcachofra
A alcachofra é uma flor, mas é comida enquanto botão. Tem folhas entre o verde e o lilás, muito ricas em vitaminas C, usadas também na preparação de remédios. A colheita começa quando acaba o frio e pode ser encontrada, nessa época, em qualquer feira livre.
A parte comestível é a base da folha que se gruda ao pé, onde há um espécie de “carninha” macia e muito saborosa. Mas a parte nobre é o fundo da alcachofra, de sabor mais requintado. Serve-se cozida, como entrada, com um molho à base de vinagre ou de manteiga (conforme o gosto pessoal).
As folhas são retiradas com a mão, uma a uma, e a ponta macia é mergulhada no molho (que deve estar em pequenos recipientes individuais, junto ao prato) e retirada com a ponta dos dentes. Depois, a folha é colocada na beira do prato. Para chegar ao fundo da alcachofra, é necessário retirar delicadamente os pêlos amargos que o recobrem, com o garfo e faca, cuidado para que ele não se desmanche.
Regado com um pouco de molho, é uma verdadeira delícia.Como se come as folhas com a mão,a lavanda deve acompanhar. Pode-se, no entanto, preparar também só o fundo da alcachofra, cozido com vinho branco, óleo e hortelã, por exemplo, como recomenda uma antiga receita romana.
Fondue
Fondue significa Fondre que em francês é derreter, esse prato já comum no Brasil principalmente na época do inverno. Há vários tipos de fondue, e os mais comuns são, de queijo, (Tradicional suíço ), e o de carne, ( Borgonha- França).
Os elementos básicos para o preparo são simples, mas é necessário um equipamento especial: fogareiro com uma pequena panela e garfos de cabo longo com dois dentes. Este equipamento é fácil de encontrar até em supermercados. Os materiais são muitos (da ágata, aço inoxidável, cobre, à prata). O preparo do fondue de queijo, usa-se o de tipo suíço ou do tipo prato, na proporção de 200 gramas por pessoa, procure não arriscar fazer no dia em que há os amigos em casa, faça experimentos para evitar constrangimento e ter que chamar pizzas.
Corte o queijo em cubinhos e aqueça no fogão com um pouco de leite, até derreter. Acrescente vinho branco e kirsch (licor extraído de cereja). Depois, a mistura é despejada na panelinha que está na mesa sobre um fogareiro aceso, utilize álcool para aquece-lo, jamais use outros combustível como querosene, etc.. Cada pessoa espeta um cubinho de pão francês, ou qualquer outro tipo de pão a seu gosto, mas sempre cortado com um lado com a casca, pois só o miolo não há como o garfinho segurar por muito tempo, mergulhe no queijo antes de comer . Use com acompanhamento um bom vinho tinto.
O founde de carne, usa-se filé mignon fresco e cortado em cubos e mergulhe no óleo bem quente que está na panela. Depois de frita, a carne é passada em diversos molhos (maionese, sauce tartar, mostarda, picles, etc.), que devem estar espalhados na mesa, em pequenos potinhos. Use como um bom vinho tinto e pão branco.
Cuidados: Nunca coloque a panela sobre uma mesa na qual as pernas não estão firmadas no chão, pois não se esqueça que há óleo quente, ou queijo derretido e o álcool nessa panela. E mantenha distante de criança;
-Cuidado para não levar à boca o queijo derretido muito quente. Fique atentopara que o óleo não fique quente demais e cuidado para não colocar os garfinhos molhado com água, seque bem antes de utiliza-los. Fique atento se o queijo não está queimando no fundo, caso você perceba através do cheiro, apague o fogo sem assoprar, utilize o utensílio apropriado.
É divertido comer fondue, servir para uma roda de amigos em torno de uma única panela no centro da mesa. Antigamente era considerado um utensílio sofisticado e caro, hoje em dia você poderá encontrar em qualquer lojas por um preço acessível. Normalmente vem a receita na embalagem da panela.
Ostras
É um molusco que vive no interior de uma concha acinzentada, que se fixa em rocheados da orla marítima.É considerado muito nutritivo e é afrodisíaco.
Servidas como entrada e abertas sobre gelo picado, e em pratos individuais juntamente com limão cortado em gomos. Para comer, espreme-se o limão, segura-se a concha com a mão esquerda e retira-se o molusco com um garfo específico e de três dentes, mas informalmente você poderá usar garfos comuns de sobremesa, ou então levar diretamente à boca. Neste caso, o prato vem acompanhado de lavanda que é um cumbuca de vidro ou de outro material com água morna com gotinhas de alfazema ou limão para limpar a ponta dos dedos ao término da alimentação. Que tal uma bebida? Um vinho branco gelado é uma ótima idéia.
Não é muito difícil encontrar ostras, mas procure em um peixarias de confiança, porque é importante que estejam absolutamente frescas e jamais guarde esse alimento. As conchas normalmente vêm fechadas e no preparo deverão ser abertas com a ponta da faca. O molusco que está dentro contrai quando tocado. Comer em excesso poderá ser desastroso, o mesmo para ostras não muito frescas, evite arriscar-se.
Escargot
Molusco terrestre, é encontrado nos bosques franceses, de muito valor é raramente consumido no Brasil por ser muito caro, e com certeza importados. Normalmente vem em latas que vem apenas a carne do escargot e são colocados dentro do próprio caracol para o preparo e servir. Prepare um molho à base de alho, salsa, manteiga, noz-moscada e ervas aromáticas importadas (de Provence) estragão, tomilho, segurelha e outras. Coloque um pouco de molho. Em seguida, eles serão arrumados com a boca para cima em um prato especial, antes de ir ao forno. Este prato tem pequenas cavidades próprias para acomodar o caracol, e é refratário. Se o caracol vazio não for encontrado,podem-se acomodar a carne e o molho em cogumelos grandes,com o talo cortado, virados com a parte côncava para cima. Depois de 7 minutos no forno bem quente, vai direto para a mesa, arrumando como está. Para comê-lo, há talheres especiais: uma pequena pinça na mão esquerda segura o caracol enquanto a carne é retirada com um garfo de dois dentes. A quantidade mínima por pessoa é de meia dúzia. Acompanha pão branco (a tradição francesa manda limpar o molho do prato com o pão) e o vinho tinto, mais próprio para acompanhar um molho tão ativo e aromático.
Talvez o maior problema em comer escargot esteja no equipamento especial que exige quando se quer servir dentro dos padrões de etiqueta tradicionais. Um jogo de pratos e pinças custa caro e é difícil de encontrar. Mas isso não deve ser impedimento: com a imaginação e vontade de provar o escargot, esses “tropeços” técnicos podem ser driblados com o que você tem em casa.
Lagosta
Apesar de não ser um prato muito barato, em restaurantes principalmente, é um dos crustáceos mais conhecidos e apreciados no Brasil. Habitantes das costas atlânticas e mediterrâneas, ela aqui é pescada intensamente na plataforma continental de Pernambuco e Rio Grande do Norte. As lagostas atingem o tamanho máximo de 40 centímetros de comprimentos, têm cor vermelho-acastanhada, carapaça grande e espinhosa, e carne muito branca. Mas é sempre melhor optar pelas de menor tamanho, de sabor mais pronunciado, facilmente encontradas congeladas em peixarias. Sempre que possível, recomendam os conhecedores que sejam compradas vivas.
Há muitas maneiras de preparar a lagosta: uma das melhores é cozinhando em um caldo temperado com louro, limão, cebola e cenoura. Depois de pronta, tira-se a casca, corta-se a carne em rodelas e serve-se fria com maionese. Outra maneira gostosa de comer é cortada ao meio, no sentido do comprimento e assada na grelha (mas não muito:quanto mais cozinha, mais fibrosa fica). Depois, serve-se dentro da casca, regando com manteiga derretida e suco de limão. Se solta a carne da casca com a ponta da faca, pelas bordas. Em seguida, coloca-se a faca sob a cauda para levantá-la. Na cabeça, a mesma coisa, tirando a parte verde que está grudada na carne. O talher usado é o próprio para peixes que vem no faqueiro tradicional. Acompanha vinho branco gelado ou Dry Martini com gim.
Sushi & Sashimi
Comida de origem japonesa, atualmente é comum encontrar restaurantes japoneses no Brasil e muito apreciados por causa do seu baixo teor de calorias além do seu delicioso sabor. Qual o sabor do sashimi? (Peixe cru) O sabor bem leve de peixe, talvez bem menos que peixes cozido e muito pouco enjoativo. Hoje em dia é muito comum restaurantes e rodízios de sushi, atualmente o sushi e sashimi é considerado por “ocidentais” um alimento saudável , leve e com poucas calorias.
Peixes mais utilizados para o preparo do sashimi são: Atum e o Salmão; e o mais raro e mais caro é o sashimi de baiacu, que só deverá ser preparado por especialistas com certificações, porque o baiacu possui uma glândula que deve ser removido por sushi-man’s(homens especializados em preparar este tipo de comida) especialistas, pois o líquido contido nessa glândula , é altamente venenoso, ou melhor mortal, um descuido qualquer, uma gota seria suficiente para matar uma pessoa.
Tipos de alimentos classificados por seções:1 – Aperitivo: Azeitonas, Canapês, Talos de aipo, Biscoitos salgados, Amendoim torrado Castanha de cajú, Cubinhos de queijo, Camarão frito, Frios em cubos. Polenta.
2 – Tira Gosto: Croquetes Empadas, Sanduíches, Quibe, Coxinhas de galinha Bolinho de bacalhau, Bolinho de camarão, Salsichão, Linguiça, Torresmo,Sardinha Minipizza, Batata frita, Mandioca frita.
3 – Entradas: Frios sortidos, Mousses salgadas, Ostras, Coquetel de camarão, coquetel de Lagosta, Casquinhas de siri, Saladas de maionese, Melão com presunto, Caviar.
4 – Sopas: Caldo Frio, Quente, Cremes de legumes, Creme de tomate, Creme de ervilha, Creme de Ervilha com bacon, etc.
5 – 1º Prato: Peixe, Bacalhau, Camarão, Escabeche, Lagosta, Mariscos, Siri, Codornas, Frango, Pato, Peru, Strogonoff de frango.
6 – 2º Prato: Carne assada, Roast beef, Grelhados, Vitela, Bifes empanados, Strogonoff de carne, Pernil, Bistecas, lombinho de porco, Coelho. Presunto, Carneiro,
7 – Guarnições: Arroz, Batata, Farofa, Polenta, Frituras, Refogados, Legumes, Saladas cozidas, saladas cruas, Banana frita, Ameixa seca, batata frita.
8 – Prato Único: Feijoada, Mocotó, Angú, Cozido, Bacalhoada, Macarronada, Churrasco, Galeto Bobó de camarão, Pastas, Pizza,etc.
9 – Sobremesas: Frutas, Cremes de frutas,Sorvete, Gelatina, Compotas, Mousse doce, Pudim, Bolo, Torta, etc.

Como todo ano, os vestidos são a grande pedida da moda, mas cada um no seu estilo. O comprimento dos modelos não ultrapassam os joelhos e as rendas e brilhos vão ser o que há. As cores que pegam são o tradicional vermelho e o dourado e nesse ano, o azul, preto, branco e as cores cítricas estão com tudo. Lembrando que os pés vão estar à mostra e bem cuidados, não é?

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha