segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Saiba como evitar a catapora nos meses de maior incidência da doença



Febre alta, coceira, mal-estar... e surgem os pontinhos vermelhos por todo o corpo dois dias após os primeiros sintomas. No inverno, começa a temporada da varicela. Popularmente chamada de catapora, a doença causada pelo vírus Varicela zoester atinge principalmente crianças de cinco a nove anos — público que representa em termos universais cerca de 90% dos pacientes infectados. Trata-se de uma doença infecciosa aguda altamente contagiosa, transmitida tanto por via respiratória quanto pelo contato direto.


Os meses de maior incidência da doença são agosto e setembro, quando as crianças estão concentradas nas salas de aula. Mas a doença também acomete bebês e adultos. Estudos epidemiológicos demonstram que a catapora afeta cerca de 60 milhões de pessoas no mundo, por ano.


O período de incubação, desde o contágio até os primeiros sintomas, é de aproximadamente 14 dias. O aumento da temperatura corporal, seguido de mal-estar, falta de apetite e dor no corpo, é apenas o começo do desconforto. Depois surgem as manchinhas na pele que evoluem para pequenas bolhas com um líquido transparente. Quando essas vesículas se rompem, formam-se crostas que causam a coceira. E é essa a fase mais desagradável, e que precisa de maior atenção e cuidado. A quantidade de bolhas varia de 200 a 500, podendo atingir também os olhos e as mucosas, como a região interna do nariz.


A principal complicação da catapora são as infecções bacterianas que podem se formar nas lesões. Por isso, a pele deve ser mantida sempre limpa. E, por mais que seja irresistível, não se deve coçar as feridas, muito menos arrancar as cascas para evitar que deixem cicatrizes.


— Os banhos com permanganato de potássio podem ser usados como antisséptico e secativo, porque melhoram a higiene da pele e diminuem a possibilidade de infecção bacteriana secundária — recomenda o pediatra Bruno Vaz.


Mas o tratamento não altera a evolução da varicela, apenas diminui a complicação, explica. Até o desaparecimento total das lesões, a exposição solar também não é recomendada, para evitar a formação de manchas na pele.


O processo


O período de contágio da catapora vai desde os dias que antecedem o surgimento dos pontos vermelhos, com transmissão apenas pelo ar. Desse momento até que todas as lesões estejam com as crostas, ocorre tanto a contaminação pelo ar quanto no contato com a pele.


— A pessoa infectada deve ficar isolada durante o período de contaminação e caso haja piora dos sintomas, procurar um médico — afirma o especialista em infectologia Marcos Cyrillo.


A vacinação


— A vacina contra varicela existe e tem eficiência de 97%. Crianças vacinadas podem contrair a doença, mas de forma mais leve, com febre baixa e poucas lesões.


— A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso da vacina em dose única quando o bebê completa um ano de idade, com as de sarampo, caxumba e rubéola.


— Se a criança não foi vacinada nem manifestou a doença até os 12 anos, deve tomá-la em duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.


— De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2003 e 2008, foram registrados mais de 25 mil surtos de varicela no país.


— A vacina não está disponível na rede pública. Em clínicas particulares, a dose custa cerca de R$ 150.




Para evitar o contágio da catapora deve-se evitar permanecer em espaços fechados como shoppings, salas de espera, ônibus e qualquer outro local em que haja pouca circulação e renovação do ar, pois a catapora pega no ar.
Basta estar perto de uma pessoa com catapora para correr o risco de pegar a doença. Uma vez que a pessoa já tenha tido catapora ela não volta a tê-la mas o vírus pode reaparecer em forma de herpes e por isso, todos precisam ter cuidado.
Evite o contato físico com pessoas contaminadas e ao conversar com alguém, mantenha-se à distância de aproximadamente 1m, que é a distância de 2 braços esticados.
A catapora em adultos é ainda mais grave do que nas crianças, porque as pessoas acham que não é uma doença grave e não tomam as medidas necessárias para se curar. Acreditar nisso é um erro, pois a catapora é uma doença infecciosa grave que se não for tratada pode complicar e até mesmo levar a morte.


Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha