quinta-feira, 27 de janeiro de 2011



Como melhorar as cicatrizes da acne


A primeira etapa já foi vencida. Você e seu médico finalmente conseguiram controlar o aparecimento das espinhas. Mas o que fazer agora com as seqüelas deixadas pela acne na pele???
Existem vários procedimentos para melhorar seqüelas de acne como manchas e cicatrizes. Vamos falar um pouco sobre eles.
NOTA IMPORTANTE: Todos os procedimentos que serão descritos a seguir não devem ser realizados em pessoas que fizeram tratamento com isotretinoína via oral nos últimos 6 meses
.

001.Peelings
 
Consistem na aplicação de substâncias químicas (como ácidos) que tem como objetivo descamar e renovar a pele. Podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade que atingem na pele. Os peelings superficiais mais usados para controlar a acne e melhorar as cicatrizes superficiais são os de resorcina, ácido retinóico, solução de Jessner, ácido salicílico e ácido glicólico. Todos necessitam de preparo prévio da pele com fórmulas e devem ser indicados sempre por dermatologistas. O número e a freqüência das aplicações vai depender de cada caso. É necessário evitar o sol durante e após os procedimentos por pelo menos 1 mês. Existe ainda o peeling de ATA (ácido tricloroacético) que pode ser médio ou profundo (de acordo com a concentração); também pode ser indicado, dependendo do caso, para melhorar cicatrizes de acne. Requer um tempo de recuperação mais longo que os demais peelings já citados.
 
002.Dermabrasão
 
É um procedimento que consiste numa espécie de lixamento da pele, com lixa d’água ou com um aparelho chamado dermabrasor. É doloroso, necessitando ser feito com anestesia (local com sedação ou geral). O pós operatório exige muitos cuidados locais, sendo aconselhável não se expor ao sol por pelo menos 3 meses após o procedimento.
 
003.Subcision
 
Procedimento que pode ser indicado para “elevar” cicatrizes de acne deprimidas. É realizado com anestesia local, com uma agulha que é introduzida sob a cicatriz que se deseja elevar, com movimentos de vai e vem e báscula. Pode ocorrer dor e hematomas nos locais por alguns dias.
 
004.Preenchimento
 
Consiste na aplicação de substâncias como a gordura, ácido hialurônico, colágeno, metacrilato (entre outras) nas cicatrizes deprimidas/ “abaixadas”, com o objetivo de levantá-las.
 
005.Resurfacing
 
Consiste numa espécie de peeling feito com laser de CO2 , que também pode ser indicado para melhorar as cicatrizes pós acne. No pós operatório há formação de crostas que, após caírem, deixam a pele bem avermelhada por algumas semanas. Proibido exposição solar durante 3 meses após o procedimento.

Para saber qual o tipo de procedimento mais adequado, o paciente deve procurar o médico dermatologista, que é o profissional mais habilitado para fazer este tipo de avaliação.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha