quinta-feira, 27 de janeiro de 2011



Manchas


Um dos principais motivos de consultas ao dermatologista são as manchas de pele, em especial as manchas hipercrômicas (escuras).

As manchas de pele geralmente decorrem do aumento da atividade dos melanócitos, que produzem mais melanina, substância responsável pela pigmentação da pele.

As manchas podem surgir devido à vários fatores , entre eles a predisposição genética, alterações hormonais e exposição solar. Vale a pena ressaltar que, a exposição solar excessiva e sem proteção adequada, é um dos fatores que mais se correlacionam com o aparecimento das manchas hipercrômicas na pele.

As manchas que mais incomodam, principalmente no que se refere ao aspecto estético, são o melasma (também conhecido como “manchas da gravidez”), as hiperpigmentações pós inflamatórias (manchas que surgem após algum processo inflamatório na pele, como por exemplo, as manchas pós acne) e as melanoses solares (conhecidas também como “manchas da idade”).

Melasma são manchas de cor castanho claro a escuro, geralmente localizadas nas regiões malares (bochechas), podendo também atingir a testa, a região acima dos lábios, nasal e mandibular. Acometem principalmente mulheres com mais de 25 anos, após gravidez ou terapia hormonal. No entanto, pode ocorrer também em homens e mulheres jovens que nunca ficaram grávidas ou tomaram hormônios como estrógenos e progesterona. Na grande maioria das vezes há uma predisposição racial ou familiar para desenvolver este tipo de manchas, mas sabemos que a exposição solar é o fator desencadeante mais importante nesta dermatose. A radiação ultravioleta do sol aumenta a atividade dos melanócitos, que aumentam a produção de melanina, provocando pigmentação da pele. Assim, o melasma pode surgir de repente, após exposição solar intensa, ou pode aparecer gradualmente pela exposição contínua. Geralmente este tipo de mancha piora no verão e melhora no inverno.

Existem vários princípios ativos que podem ser prescritos no tratamento das manchas da pele, tais como hidroquinona, mequinol, ácido kójico, ácido azelaico, tretinoína, ácido glicólico, ácido mandélico, entre outros. A indicação do melhor tratamento para cada caso vai depender da avaliação do dermatologista.

Mas tão importante quanto realizar um tratamento com o princípio ativo adequado é fazer uma fotoproteção adequada, de qualidade

Mas o que significa realizar uma fotoproteção de qualidade?
  • Os filtros solares de qualidade oferecem uma boa proteção solar tanto para raios ultravioleta B (UVB) quanto ultravioleta A (UVA).
  • O fotoprotetor deve ser aplicado diariamente, inclusive nos dias nublados e chuvosos
  • Uma camada muito fina de filtro solar pode não ser suficiente para fornecer uma boa fotoproteção. Portanto, não se deve economizar fotoprotetor!
  • O veículo do protetor solar também deve ser levado em consideração na hora de escolher qual o produto mais adequado. Pessoas com pele oleosa ou mista devem preferir filtros solares em gel ou em loção oil free, Já quem tem pele seca devem optar por produtos em loção cremosa ou cremes
  • Os fotoprotetores devem ser reaplicados a cada 2 horas
Uma observação muito importante é a de que o hábito de usar filtro solar diariamente deve ser mantido mesmo após o clareamento das manchas, pois se houver falha na fotoproteção, por mais que o resultado do tratamento tenha sido satisfatório, as manchas podem voltar!.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha