sexta-feira, 29 de abril de 2011


Obesidade: causadora de problemas para a saúde´



Introdução
A gordura excessiva dentro de nosso organismo leva a um quadro conhecido como obesidade. Esta gordura pode ser geral ou localizada, mas em ambos os casos, ela se apresenta acima do limite necessário ao metabolismo.
Informações sobre a obesidade 
O corpo humano possui um complexo mecanismo que tem por função manter o peso corpóreo constante, isto ocorre através do controle entre ingestão e perda energética (caloria = energia).

O peso de nosso corpo é resultado de sua composição (ossos, órgãos, massa muscular, fluidos, tecido adiposo). A perda ou o ganho de peso está ligado, principalmente, as alterações ocorridas em nossos depósitos de gordura.

As gorduras mais importantes para as funções metabólicas são armazenadas na forma de triglicerídeos, em depósitos compostos por tecido adiposo.

O nível adequado de gordura é diferente entre homens e mulheres. Na mulher, a gordura essencial inclui a adicional que varia de 5 a 9% . No homem, a gordura adequada equivale de 12 a 15% de seu peso, sendo que a essencial pode variar de 4 a 7%.

A gordura essencial, como o próprio nome já diz, é essencial para ambos os sexos, pois ela é extremamente necessária para o equilíbrio fisiológico de nosso corpo.

A gordura armazenada é aquela que se acumula no tecido adiposo (abaixo da pele). Ela serve como um tipo de barreira que protege os órgãos contras possíveis traumas.

O acúmulo excessivo de gordura é muito prejudicial à saúde, pois, pode ocasionar males como as doenças cardiovasculares. Seu estágio mais avançado é conhecido como “obesidade mórbida”.

Nesta fase, o indivíduo apresenta dificuldade de locomoção e seu sistema circulatório já não consegue levar os nutrientes necessários para todas as partes do corpo, uma vez que o volume de sangue já não será mais suficiente para sustentar todo este excesso.



2 comentários:

PABLO CALOR disse...

LEGAL O BLOG! JÁ SOU SEGUIDOR! SIGA O MEU TAMBÉM!

pablocalor.blogspot.com

Blog da Paulinha disse...

Olá !! pode deixar vou retribuir !!!

volte sempre :)

Chat Blog da Paulinha