terça-feira, 10 de maio de 2011



Cuidado com as manchas roxas na pele podem ser sinal de problemas

Tem pessoas que sempre estão com manchas roxas pelo corpo e quase sempre não são provocadas por batidas ou acidentes que causam hematomas. Mas, a maioria das pessoas ignora esse sintoma, achando que é uma coisa normal. Pois, deve saber que manchas roxas na pele podem ser sinal de problemas, como a púrpura, síndrome pouco conhecida pela sociedade. Que se resume exatamente no aparecimento de manchas roxas pelo corpo, de tamanho pequeno como mordidas de mosquitos, que são chamadas de petéquias ou podem ser também de maior diâmetro, sendo chamadas de equimose. O aparecimento dessa síndrome, a púrpura pode ter duas razões distintas: por conta de lesões em pequenos vasos sanguíneos ou pela redução do número ou também da função das plaquetas.
Mas, existem também doenças inflamatórias, infecciosas ou hematológicas que podem causar o 
aparecimento das púrpuras. No caso dessas doenças a atenção deve ser ainda maior, pois uma doença infecciosa bastante grave conhecida pelo nome meningococcemia se apresenta exatamente desta forma e sua evolução costuma ser bastante grave, em que a bactéria desta doença pode provocar até uma alteração vascular, a vasculite.
Na presença desse quadro, de roxos na pele sem motivo aparente de batida o melhor a fazer é procurar um médico para serem realizados alguns exames para o diagnostico correto do problema. Podendo se tranqüilizar diante de um resultado negativo ou de iniciar um tratamento no caso de resultar alguma doença.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha