quarta-feira, 11 de maio de 2011


Alongamento 

Alongamento dá saúde, disposição e é ótimo ao despertar e para ir dormir.

Alongar o corpo ainda na cama, ao acordar, é promessa de um dia cheio de energia. O mesmo se diz ao ir dormir. Minutos antes de se deitar, sessões simples de alongamento vão deixar seu corpo relaxado das tensões do dia a dia. O ideal é dar uma alongada simultânea de membros superiores e inferiores (braços e pernas), entrelaçando os dedos das mãos no sentido da cabeceira da cama e estendendo as pernas no sentido oposto e fazendo uma tração com os calcanhares para intensificar a parte posterior das pernas.




Qual a maneira certa de se espreguiçar? Os especialistas em esporte recomendam que o certo seja se espreguiçar em pé, com o tronco inclinado para a frente e levar as mãos entrelaçadas no sentido do teto com as palmas fechadas e pés paralelos, ou seja, a mesma regra do deitado, mas só que em pé. É normal ao se alongar ter a sensação de que se está encurtado os músculos e, aos poucos, vai liberando e vai ficando melhor. Mas, se você sentir dor insuportável é um sinal de que se está indo além do que se deveria ou tem algum comprometimento que deve ser observado.


Ao contrário do que se pregou ao longo dos anos, não se deve alongar com o corpo totalmente frio. Isso pode acarretar algumas lesões nas articulações ou até mesmo no próprio músculo.


Exemplo : para uma caminhada não há necessidade de uma série tão extensa de exercícios de alongamento e sim um alongamento para as panturrilhas. Se a pessoa vai trabalhar com pesos faz um aquecimento de 5 a 10 minutos (caminhada, dança bem leve) em seguida alongue a musculatura que irá recrutar. O importante é alongar mais caprichado no final do treinamento. O fato de não alongar nada pode provocar diversas lesões, além de não preparar a região a ser trabalhada. Em compensação, os benefícios da prática são inúmeros: melhora a postura, melhora a circulação sangüínea e, conseqüentemente também a respiração, além de proporcionar mais agilidade.


Figuras explicativas:



ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

- Faça os alongamentos dentro do seu limite e sem sentir dor;

- Procure relaxar, enquanto faz os alongamentos com suavidade;

- Mantenha sua posição de alongamento por, pelo menos, 20 segundos e sem fazer balanceios;

- Vá avançando lentamente sem se comparar com outras pessoas, procure atingir seus objetivos devagar;

- Respire naturalmente. A respiração é uma grande aliada do trabalho de alongamento e ela deve ser o mais natural possível;

- Não se esqueça de alongar os diferentes grupos musculares."

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha