segunda-feira, 25 de abril de 2011


Colesterol bom e ruim alimentos




Uma gordura que nosso organismo produz e presente em muitos alimentos suas principais funções no corpo é a produção de vitamina D, ácidos biliares, hormônios e esta gordura e ainda auxilia o intestino na absorção de gorduras produzidas pela digestão dos alimentos, o que mais chama a atenção hoje em dia é que existem dois tipos de colesterol considerados um bom que atua em todas estas funções que citamos acima chamado HDL e pode estar presentes em alguns alimentos e o mau chamado de LDL está presente também em nosso organismo porém são os alimentos que trazem para dentro do organismo este tipo de substância. O nível do colesterol HDL deve ser mais que 35mg % e que os outros níveis estejam a baixo de 200mg%, este números não deve ser ultrapassados para isto é preciso uma série de cuidados e até algumas mudanças de hábitos para manter-se sempre saudável.
Para quem sempre teve durante a vida hábitos alimentar irregular como consumir alimentos gordurosos como margarina, sorvetes, biscoitos e bolos industrializados, frituras queijo e leite integrais, carnes gordas sofre com a elevação constante do mau colesterol fazendo com que o bom diminua, alimentos como estes podem ser substituídos e o consumo pode ser moderado existem diversos tipos de leite no mercado inclusive o de soja ou desnatado e semi-desnatado para que você tenha a opção de consumir menos o colesterol LDL. Algumas pessoas sofrem com o nível do mau colesterol elevado por fatores genéticos nestes casos é preciso do acompanhamento médico e medicamentos para reduzir estes valores caso contrário evite este alimentos ricos em LDL e pratique atividade física que é muito importante para queimar junto com as calorias triglicérides e LDL fazendo com que o organismo produza mais o HDL fazendo com que o mal diminua intensamente no corpo.
A melhor opção para não ultrapassar os índices do bom e mau colesterol é preciso manter alimentação saudável e alguns alimentos são altamente indicados por conter substancias que trabalham no organismo para diminuir e estabilizar os níveis. Feijão, lentilha, grão de bico, soja, feijão preto e roxo ajudam a diminuir cerca de 20% do colesterol LDL assim como a aveia, alho, cebola, maçã, azeite de oliva, cenoura, mamão, damasco, salmão, legumes e verduras crus, frutas com a casca, farelo de trigo, amêndoa, abacate, queijo tofu, ervilhas verdes, semente de girassol, amendoim, semente de gergelim, entre outros. É importante também lembrarmos que fumantes e o consumo de álcool fazem os níveis de o mau colesterol subirem.

Os dados acima são meramente informativo.
 A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substituem a orientação de um profissional da área da saúde.O leitor NÃO deve deixar de  procurar atendimento médico se caso necessite.


Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha