quarta-feira, 11 de maio de 2011


Conhecendo os Nutrientes


A vida jamais poderia ser sustentada sem a alimentação. É dela que retiramos as fontes de energia e os nutrientes ou substâncias necessárias a formação do nosso organismo. A partir daí, ou junto, nasce a saúde, tanto a espiritual como a física. Desde a concepção, o ser vivo, já traz consigo reservas alimentares, junto as células. Fortalecendo a idéia que a saúde depende, e muito, de uma boa e equilibrada alimentação. Com o crescimento e o densenvolvimento do ser humano, aumenta a necessidade de adquirir energia e nutrientes que formarão e manterão em bom funcionamento, o nosso organismo. Através dos alimentos retiramos, em doses adequadas, esses nutrientes. 
Os nutrientes são substâncias do qual o nosso organismo se utiliza para construir e restaurar os ossos, os músculos, as células, o sangue, os orgãos, etc. Pelas suas funções eles foram classificados em:

• Água
Essencial a vida, presente na maioria dos seres vivos. No ser humano, representa até 70% do corpo. A água serve para hidratar o organismo, ajuda a dissolver os alimentos e transportar os nutrientes. Um adulto deve beber de 1 a 3 litros de água por dia.

• Carbohidratos
São substâncias que fornecem energia ao organismo. Essa energia é necessária para que possamos exercer nossas atividades diárias. Como andar, trabalhar, praticar atividades físicas, etc. São a base da Pirâmide alimentar, são encontradas em: massas, açúcar, mel, arroz, milho, batata, mandioca, farinhas, pães, bolos, doces, bolachas e biscoitos, macarrão, entre outros.

• Proteínas
São substâncias responsáveis pela construção e formação dos músculos, ossos e sangue; pelo crescimento e desenvolvimento do organismo em geral; renovação dos tecidos; formação de células, hormônios e enzimas. E ainda fornecem energia ao organismo. Os alimentos ricos em proteínas são: carnes em geral; aves, bovinos, peixes,etc. Nos ovos, leite e derivados, e grãos como soja, feijão, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico e outros alimentos.

• Vitaminas
São substâncias que regulam as funções do organismo, previnem doenças e infecções. É muito difícil resumir as benesses desse nutriente, uma vez que a maioria das defesas e a manutenção do organismo necessita das vitaminas, tanto como dos minerais. As vitaminas estão presentes em frutas e verduras, carnes, ovos e leite e derivados.

• Minerais
Assim como as vitaminas, são de importância fundamental nas defesas e manutenção do organismo. São eles que formam os nossos ossos e cartilagens, e ajudam na manutenção dos tecidos, orgãos, sistema nervoso, etc. Além do transporte de oxigênio e do gás carbônico, e fazem parte do sistema de coagulação do sangue. Os minerais são encontradas em frutas, verduras, carnes, ovos, leite e derivados.

• Fibras
São substâncias importantes no funcionamento regular do aparelho digestivo, principalmente o intestino, além de ajudar no combate ao colesterol. As fibras são encontradas em frutas e verduras e cereais integrais (feijão, arroz integral, farinha de trigo integral).

• Gorduras
Assim como os carboidratos, também fornecem energia. E são importantes por dissolverem e transportarem algumas vitaminas (A, D, E e K). As gorduras estão presentes nas gorduras animais, leite, óleo, margarina, manteiga, e outros.


Além dessa classificação, ainda dividimos os alimentos em três classes:

• Alimentos Energéticos - São alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Que fornecem energia.

• Alimentos Construtores - são os alimentos ricos em proteínas, pois possibilitam o crescimento e o desenvolvimento do organismo, além de reparar os tecidos.

• Alimentos Reguladores - são os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, pois regulam o funcionamento do nosso organismo.


Essa classificação ajuda no entendimento dos nutrientes, todos são importantes. Por toda a vida necessitamos de nutrientes, a quantidade e que vai variar. Através da tabela de Valores Nutricionais Diários (RDAs) e da Pirâmide Alimentar, você pode obter as quantidades necessárias. E em quais fases da vida são mais importantes.

Não é díficil confundir uma boa alimentação, com a satisfação do apetite ou com a ingestão demasiada de grandes quantidades do mesmo produto. Estes hábitos, que não atendem as exigências orgânicas, são tão prejudiciais a saúde, quanto a falta de alimentos. Como o que se debate a maior parte da humanidade, vivendo em estado de subnutrição crônica guiada pela fome.

Nenhum comentário:

Chat Blog da Paulinha